Você pode ter uma vida saudável – Louise Hay

0
804

O livro “Você pode ter uma Vida Saudável “de Louise Hay e coautoria de Ahlea Khadro e Heather Dane possui 395 páginas divididas em prefácio, Parte 1 com sete capítulos onde analisam sete passos para “comer, pensar e amar como um caminho para se obter uma ótima saúde.”

A Parte 2 é divertida e instrutiva. Chamada: “Amo minha cozinha”, esta parte reúne três capítulos (capítulo 8,9 e 10) sendo que o décimo capítulo traz receitas para o leitor.

Louise Hay é a autora do Best seller Você pode curar sua vida, e neste novo Beste seller, a autora, aos 88 anos de uma vida de superação e saúde invejável, traz experiências para o leitor, ao lado de Ahlea khadro e Heather Dane.

São pessoas apaixonadas por saúde, e ensinam ao leitor como, com simples ingredientes e mudanças de postura diante da vida, podem mudar o seu corpo.

Elas convidam ao leitor a mudar a perspectiva sobre a saúde e afirmam que” sua saúde é um reflexo do relacionamento com seu eu”.

“A crecente epidemia de estresse, doenças ligadas ao estilo de vida e doenças autoimunes não possui causa básica ede acordo coma medicina tradicional, mas a causa básica parece simples para nós: é de fato uma epidemia de não amar o eu”.

Como exemplo, citam histórias de pacientes. Uma delas, Stacey, sofre com a doença de Lyme, transmitida pelo carrapato.

Indicada a tomar muitos antibióticos, stacey procura Ahela que sugere tratamentos como câmara hiperbárica. No ano seguinte, praticar pilates, após apresentar uma melhora considerável no ano anterior. Tudo por fortalecer o corpo para enfrentar a doença.

As passagens “Uma doença crónica é um convite para a volta ao amor” “e “ vamos compartilhar dicas gentis a fim de que você religue consigo mesmo e com seu corpo.É um processo milagroso,prazeroso e amoroso .É como voltar para casa” – São alguns dos trechos retirados da parte correspondente à Doenças autoimunes.

Entretanto, tais colocações colocam o paciente como principal responsável pela sua cura e que cabe a ele, reverter o processo. Ou melhor, cabe ao doente não adoecer! O generalismo dos conselhos de autoajuda, se levado estritamente em consideração, desqualificam em parte, a adoção da medicina convencional e da adesão de tratamentos e sugerem tratamentos médicos e dentários com caracter´risticas Holísticas.

”A adesão da epigenética também está revelando mais pesquisas que indicam que a nutrição pode “desligar “expressões genéticas negativas””.

Elas  desqualificam o benefécios de vários grupos alimentares e os avanços científicos nos tratamentos de doenças e síndormes genéticas por alopatia, resumindo tudo em uma ideta vegana e tratamento Holístico.Inclusive,indicam ao leitor como profissionar os profissionais holísticos adequados.

Na parte em que comentam sobre alimentos: ”Leia os rótulos: eis o que evitar no supermercado”: o alimento que encabeça a lista dos maiores vilóes são os diferentes tipos de açúcares, incluindo: glicose, frutose ( açúcar presente nas frutas!)Lactose ( açúcar do leite) e abolutamente todos os tipos de açúcar-mesmo aqueles que os médicos alertam serem mais saudáveis para o consumo,como a frutose,por estarem presentes nas frutas,de forma natural.

Além disso, fala sobre grãos com glúten e sugere alimentos integrais e adotar uma dieta vegetariana. Embora não indiquem que deixem de consumir proteína (carne e derivados lácteos, por exemplo) induz ao leitor a abolir esses elementos da dieta.

As receitas apresentadas são relativamente simples, embora muitpos itens apresentados como naturais sejam muito de relativo baixo acesso para a população de menor renda,porque muitos alimentos considerados orgãnicos e de frutas exóticas para nosso país (Brasil),como tâmaras,óleo de coco (preço elevado),ou macroalgas,por exemplo (algo que não se encontra em qualquer mercado).

Sendo assim, as receitas apresentadas são para um público feminino de classe econômica elevada (Classe A e Classe A+), com possibilidade de adquirir produtos importados para o dia a dia, o que, infelizmente, não condiz com a realidade econònimca de grande parte da população Brasileira.

O Livro “Você pode ter uma vida saudávelde Louise Hay e coautoria de Ahlea khadro e Heather Dane é um livro de autoajuda nutricional, bastante esclarecedor para um segmento específico  da população Brasileira, que certamente irá se beneficiar bastante de suas dicas.

 Resenha de Michelle Paranhos, resenhista do Arca Literária

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here