Verdades e Mentiras – Ética e Democracia no Brasil – SIG

0
8143

Quando quatro mentes consideráveis se juntam para debater, é sinal de que algo muito proveitoso pode ser extraído desse encontro. É que podemos observar no livro “Verdades e Mentiras – Ética e Democracia no Brasil”, publicado pela Editora Papirus 7 Mares. A obra faz parte da coleção Papirus Debates e possui 128 páginas.

Mário Sérgio Cortella, Gilberto Dimenstein, Leandro Karnal e Luiz Felipe Pondé discutem a relação complexa entre ética e democracia, debatem sobre as verdades e as mentiras que compõem a nossa política.

Entre os temas tratados, os quatro intelectuais questionam se existe  ética para a política e outro tipo de ética para o cidadão comum  se os comportamentos éticos são relativos; qual o tipo de democracia que temos no nosso país e se ela funciona de acordo com aquilo que entendemos como democracia.

Os autores combatem aquilo que chamam de “cidadania mimimi”: pessoas que vivem a reclamar, nas redes sociais “lutam” pelos seus direitos, mas que na verdade, de prático, nada fazem para mudar a situação. Apresentam interessante reflexão sobre a presença de parlamentares cristãos no nosso congresso, e que essa presença contudo não faz do nosso legiselativo um local mais ético e moral.

Também trazer considerações sobre governo popular e populismo, e como muitos confundem as duas coisas, alguns até mesmo chegando a considera-las erroneamente como uma coisa.em uma outra parte do livro, os debatedores questionam uns aos outros que mesmo em meio a todo esse momento de crise se possuem esperança de dias melhores para nosso povo.

A assinatura dos quatro pensadores por si só já é garantia de leitura necessária. Mas o que faz também do livro ser interessante é o teor e a forma da discussão dos temas. No final, ainda temos uma espécie de glossário, apresentando de forma bem sucinta a biografia das diversas personalidades mencionadas durante o debate.

Resenha de Renato Neres, resenhista do Arca Literária

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here