Uma Porta Escancarada

0
1324

porta
Nada melhor do que uma porta aberta para nossos sonhos.

E se a porta estiver fechada, trancada a sete chaves? Resta a nosso eu, lutar para que a porta se abra, através de esforço, lutas, desempenhos e estratégias.

Lutar pelo que se quer nunca é esforço em vão. Se eu quero aprender piano, eu aprendo piano. Somos seres humanos dotados de muita força de vontade, inteligência e talentos que muitas vezes desconhecemos.

E o mesmo ocorre quando queremos publicar um conto, uma poesia, uma crônica ou um livro.

O mercado literário brasileiro é uma porta fechada, mas não trancada. Já foi uma verdadeira barreira trancada a sete chaves, não se pode negar, onde só grandes nomes se destacavam e tinham oportunidades de ver seus escritos publicados.

Mas hoje essa “porta fechada” abre-se lentamente através da auto publicação, dos sites de publicação online e leitura gratuita e muitas outras formas onde talentos literários podem expor seu trabalho.

E uma porta considerada aberta, quase escancarada para novos autores são as chamadas coletâneas e-ou antologias, onde um autor ou mesmo um não autor se inscreve, envia seu escrito e sendo aprovado, ele é publicado. Simples assim. Nota-se que a porta antes fechada agora está escancarada, bastando que tenhamos esforço em por nosso talento no papel.

Claro que nem todos conseguem, pois nem todos gostam de ler, escrever, imaginar, mas para aqueles a quem o dom da escrita abraça, essa á uma oportunidade interessante.

E o desenvolvimento desses livros feitos em conjunto, antologias e-ou coletâneas, é cada vez mais amplo.

Explico. Nesse final de semana, 14 a 16 de abril de 2015, a The London Book Fair abriu suas portas para a literatura brasileira através da figura ilustre da escritora Jó Ramos, que esteve in loco com seu stand em parceira com diversos autores e editoras, unindo forças para mostrar ao mundo o talento literário nacional.

E nesse evento, livros “coletivos” como Vida & Verso (Antologia de poesias em homenagem a vida), Clímax! Faça-me chegar lá! (Antologia de contos eróticos) e Eu me ofereço! Um tributo a Stephen King (Antologia de contos de terror) estiveram presente fazendo sucesso entre os participantes da feira e deixando no local um pedacinho de cada autor que participou desses livros.

Eventos como esse são portas escancaradas para apresentar ao mundo o que com tanto esforço produzimos em nossa mente e papel.

Portanto, acredite: seu esforço nunca será em vão. Se a sua “porta” estiver fechada, bata. Se estiver trancada, tente achar a chave e se estiver aberta, APROVEITE!!

 

Grande beijo e até a próxima..

 

Rô Mierling

Escritora – Antologista

romierling.recantodasletras.com.br

Feira Internacional de Livros: http://www.londonbookfair.co.uk/

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here