Sorria!

0
770

Sorria!

 

Sorria, ou ria, ou melhor ainda, gargalhe.

Quando dizem a você que rir é o melhor remédio, isso não é conversa de botequim. Muitos dizem ainda que rir desopila o fígado, mas existem pesquisas médicas que orientam que rir realmente é muito bom para a saúde.

Uma pessoa que não ri sofre. Sofre de muitos males. Ninguém gosta de quem não sorri. Claro que você não precisa sorrir o tempo inteiro… há o tempo de chorar (que também faz bem à saúde e principalmente acalma) e há o tempo de ficar sério.

Mas convenhamos, o sujeito chega a uma loja, departamento, farmácia, supermercado, ou qualquer outro lugar e é atendido por uma pessoa má humorada. O que vai acontecer? Não vai gostar do atendimento e é muito provável que vá embora sem comprar o que tinha intenção de comprar. No entanto, se é atendido por um grande, imenso sorriso isso muda tudo. Mesmo que a pessoa que vá comprar diga apenas “estou só olhando”.  (Eu vi você sorrindo, ou vai dizer que nunca falou isso em uma loja?)

Falando sério agora (um pouquinho), as pesquisas científicas descobriram que:

1 – Rir libera endorfina, ou seja, alivia as dores, pois esse hormônio é ótimo aliado no combate a depressão, ansiedade e estresse.

2 – Rir combate rugas: já disseram que exercícios fazem a nossa pele ficar menos flácida e isso acontece com o nosso rosto, que tem dezenas de músculos. Não acredita? Quando uma pessoa sorri ela movimenta cerca de 12 músculos faciais, ao gargalhar, movimenta 24 músculos e quando faz as duas coisas, movimenta 84 músculos. Um exercício e tanto não é mesmo?

3 – Rir melhora a sua digestão: dizem que rir muito faz doer a barriga, exatamente porque os músculos do local são estimulados quando se gargalha, o que acarreta uma massagem no sistema gastrointestinal, auxiliando assim a digestão.

Procure rir ou sorrir mais no seu dia a dia. Isso com certeza vai melhorar o seu humor e o de quem o rodeia. No mínimo. Conte piadas. Ria das piadas. Tente ver sempre o lado bom das coisas. Estamos vivendo tempos estranhos onde até fazer uma piada está virando uma coisa de outro mundo.

Sorria se o sol aparece quando você acorda. Mais um dia pleno de energia para trabalhar ou fazer qualquer tipo de atividade. Sorria mesmo que amanheça chovendo. Ótima oportunidade para escrever, ler um livro, tomar um café quente.

Sorria para seu vizinho, seu marido, sua esposa, seus filhos, amigos, no trabalho, na praça, na academia. Eu já disse que rir é bom?

Então vamos rir, sorrir e gargalhar.

Uma piadinha para melhorar o dia:

Verbo Empurrar – conjugação

Eu Empurro

Tu empurras

Ele cai

Nóis ri

Ele levanta

Nóis corre.

 

 

Antonio Henrique Fernandes

Colunista

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here