SOMNIIS – Graci Rocha e Lu Evans

0
706

Hoje trago para vocês mais um livro da Literatura Nacional, você se lembra das séries de distopias “Jogos Vorazes”, “Divergente” ou “Feios”? As autoras de SOMNIIS estão no mesmo nível.

 Sinopse: SOMNIIS acontece em um futuro distante, depois que máquinas inteligentes tentam tomar o poder. Os humanos vencem a guerra contra os robôs, mas o preço é altíssimo, pois há um retrocesso na sociedade, bem como o declínio da população. 

A humanidade agora está confinada em pequenas nações isoladas, e algumas dessas nações adotam um regime totalitário, além de um sistema religioso similar ao da idade média europeia.
É nesse cenário sombrio e repressor que vivem Cassiel e Alexus, dois adolescentes que querem conquistar o direito de sonhar, mas acabam sem querer nem perceber, se envolvendo em uma perigosa intriga política.

 Haverá no futuro uma guerra contra os robôs que se iniciou pela desobediência. (Qual o motivo da desobediência ou quem desobedeceu, só lendo o livro para descobrir rsrs), mas entre mortos e feridos, os humanos venceram. Mas prende atenção, mais de 90% da população foi executada. Porém os governantes por assim dizer, têm tanto medo da “tecnologia artificial” que criaram um regime tão totalitário que gerou o que podemos chamar de retrocesso politico e social. Assim criando essa distopia apresentada no livro.

 Um fato que me chamou a atenção quando li a sinopse, foi esse ar de distopia, confesso que teve um tempo que virou moda as editoras lançarem várias distopias, cheguei em uma fase que li tanta distopia que acabei deixando a temática de lado, mas Somniis me despertou esse interesse e não me arrependo.

O livro nos mostra uma família simples que é composta por: um pai e uma mãe e dois filhos, esses adolescentes se chamam: Alexus e Cassiel. Cassiel consegue sonhar, que para nós hoje nada significa nada, mas no universo criado pelas autoras isso é proibido pela “Fraternitatem”.  Fraternitatem é que controla a população depois que a humanidade foi dividida por conta da guerra.

Por causa de Cassiel, os pais decidem que o melhor para os irmãos será fugirem para tentar viver longe dos olhos da Fraternitatem e assim um ajudar o outro. Mas ao fugir eles embarcam em um QG onde as pessoas são contra o regime estabelecido pela Fraternitatem. A partir daí a historia vai criando vida, nos explicando a cada capítulo um pouco mais sobre a guerra com os robôs, o porquê que não se deve sonhar, além de nos deixar sem fôlego por conta das descobertas reveladas no livro. Que vou confessar, não consegui prever nenhuma.  Vou parar por aqui, até por que o meu intuito é fazer vocês lerem.

As autoras são brasileiras, isso mesmo, o livro foi escrito por duas mulheres, mais um ponto para a nossa literatura, a meu ver elas estão em excelente sintonia, pois em nenhum momento consegui encontrar brecha que revelasse quem escreveu qual parte, ambas as autoras possuem trabalhos separados. Que estou pensando em ler depois deste livro.

O livro é vendido apenas na Amazon, por enquanto, torço já percebe que acabou. Minha nota no Skoob foi de 5/5 estrelas e não sei se isso ajuda, mas o livro será único, então se você tiver a chance leia. Vale muito a pena.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here