Soldier – Sam Angus

8
1167

Sinopse:  Quando Tom Ryder é convocado para lutar na Primeira Guerra Mundial, não imagina o quanto o seu irmão mais novo, Stanley, sentirá sua falta. A única alegria do garoto são os filhotes de Rocket, a cadela premiada que é o orgulho da família. Porém, ao descobrir que Rocket teve filhotes mestiços, o pai de Stanley fica furioso e ameaça afogar os cãezinhos.

Inconformado e desejando reencontrar Tom, Stanley foge de casa. Mentindo a idade, consegue se alistar no exército britânico. Somente o amor incondicional pelos animais será capaz de fazê-lo sobreviver à brutalidade e à frieza dos campos de batalha. Uma prova de que a inocência e a sensibilidade podem ser mais poderosas do que a guerra.


Resenha:  Stanley Ryder tem catorze anos e depois que seu irmão foi convocado para a guerra,vive sozinho com seu pai Da(Dixon).Mas Da é um homem duro, amargo e trata Stanley com desprezo e frieza.Quando a cadela premiada de Da escapa e fica prenhe ele culpa o garoto e diz que vai matar os filhotes quando nascerem por não serem de raça pura.Stanley cuida dos filhotes  e dá ao único macho da ninhada o nome de Soldier.Mas o coração de Da está ainda mais frio e numa manhã quando Stanley acorda descobre que seu pai cumpriu a ameaça.

Corroído pela raiva e pela dor Stanley foge e mentindo sua idade se alista nas tropas inglesas.Decidido a ir pra longe do pai e a encontrar seu irmão Tom ele se torna um adestrador de cães do exército.Mas a guerra é cruel,é perversa.O jovem Stanley aprende a ser forte mas seu jovem  coração se mantém  bom e seu carinho pelos cães continua.E o destino vai colocar no caminho de Stanley um amigo que irá lutar o seu lado enquanto seu coração bater.

“Por que um cão que vive com um homem de coragem e determinação vai se tornar corajoso e determinado.”

Pra quem ama cães  é claro que o livro já chama atenção pela capa e pela sinopse.Não tem como não se apaixonar por Soldier e se encantar com tudo que acontece no decorrer do livro.Eu já sabia que esse livro iria me emocionar .Não adianta,toda vez que leio um livro que fala sobre o melhor amigo do homem eu sempre acabo com os olhos marejados.Não há pra mim pelo menos animal mais fiel e amoroso do que o cão.

“O cão deve querer estar com você.Se ele quiser estar com você,então ele será leal,corajoso e honrado.Se ele o amar vai correr para casa,para você,mesmo através de nevascas e estilhaços de ferro.”

Soldier é um livro tocante que fala sobre amizade,lealdade e coragem..Um mundo perdido no caos da guerra ,um lugar frio e escuro,cruel e desalentador onde brota a amizade e a lealdade de um cão e seu adestrador.

“Ele sempre será verdadeiro,leal e corajoso;até a última batida do seu coração ele dará_ e disso não tenho dúvida_a própria vida por você.”

Os personagens são tocantes.Stanley com sua inocência,Dixon com sua frieza e é claro um cãozinho muito especial.No final um uma nota da autora ela nos conta que realmente foram usados cães como mensageiros na guerra e que o cão do livro é baseado num cão real que serviu no exército britânico.E o mais interessante:os vira-latas eram os melhores mensageiros.

Leitura emocionante.

 

Resenha de João Soares, resenhista do Arca Literária

8 Comentários

  1. Boa noite,

    Sou amigo de seu resenhista João Soares e gostaria de tornar-me seguidor do blog. Como devo proceder para tal?

    Muito obrigado,

    Nilton

    • Olá Nilton, fico feliz por curtir nosso site 🙂 muito mesmo 😉 obrigada!
      Nosso site não possui esquema de seguidores mas a partir de agora todas as postagens que fizermos irá direto para seu email.
      Espero que curta

  2. Olá querido João, parabéns pela resenha. Super TOP! Estou na onda dos policiais, mas anotei a dica. Bjs

  3. Obrigado Rodolfo!!Eu acredito que um cão não é só um amigo!!É um anjo na vida da gente!!Sempre tive cães desde pequeno.Eles fizeram parte da minha infância,da minha juventude e com certeza farão parte da minha vida na velhice também eheheh..Obrigado pelos comentários!Sua visita é uma grande honra pra mim!Abraço!

  4. caro João, a cada resenha sua percebo um pouco mais de poesia, de compreensão das pequenas coisas. é um encantamento, uma certeza de que você não deixou escapar o que realmente é essencial, que me faz voltar a suas palavras.
    nunca tive um animal de estimação, eu inventava meus amigos secretos e ficava brincando o dia todo com eles. tenho a convicção de que um cãozinho faria toda a diferença em minha infância.
    é por isso que bebo através de suas palavras uma lacuna em minha brincadeiras infantis. consigo perceber o quanto aproveitou e ainda aproveita a felicidade de se ter um amigo fiel.
    os trechos que colocou elucidam e me fazem querer um amigo assim (quem sabe um dia, vivendo à beira da praia, eu consiga ter um belo cão que me divirta).
    obrigado, amigo, pela resenha emotiva, lavou minha alma

  5. caro João, a cada resenha sua percebo um pouco mais de poesia, de compreensão das pequenas coisas. é um encantamento, uma certeza de que você não deixou escapar o que realmente é essencial, que me faz voltar a suas palavras.
    nunca tive um animal de estimação, eu inventava meus amigos secretos e ficava brincando o dia todo com eles. tenho a convicção de que um cãozinho faria toda a diferença em minha infância.
    é por isso que bebo através de suas palavras uma lacuna em minha brincadeiras infantis. consigo perceber o quanto aproveitou e ainda aproveita a felicidade de se ter um amigo fiel.
    os trechos que colocou elucidam e me fazem querer um amigo assim (quem sabe um dia, vivendo à beira da praia, eu consiga ter um belo cão que me divirta).
    obrigado, amigo, pela resenha emotiva, lavou minha alma!

  6. Excelente resenha. Emocionante. Os cães são o nosso elo com o paraíso. Não conhecem maldade, inveja ou descontentamento. Parabéns João Soares!

    • Obrigado Fabiano!!Nós sabemos bem o que significa um cão na nossa vida né!!Obrigado pelo comentário!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here