Sob o domínio do Silêncio – Fernando Mello

27
2957

Que orgulho em dizer que esse livro faz parte da literatura brasileira. Não entrou para o meu Top 3, mas com certeza será uma das melhores leituras do ano.

 Sinopse: Meu verdadeiro nome é Lucas Alcântara e eu tenho muito o que contar…

Desde que arrancaram meu direito de viver em paz vivo uma luta para libertar minha alma dessa enfermidade que é a ideia de vingança e toda conturbação que isso abrange.
Por dois anos conheci do inferno. Perdi amigos. Perdi parentes. Perdi a mim mesmo.
Fui dado como morto há treze anos, após sofrer um atentado. Assumi uma nova iden-tidade, uma nova vida, mas existem marcas do passado que simplesmente não esquece-mos e que sempre nos damos o desprazer de manter frescas em nossas mentes, quei-mando em nossas almas.
Meu nome agora é Natanael Váli, empresário bem sucedido e namorado da filha do Raul que é meu maior inimigo meu alvo principal nessa luta, e com minha união com velhos inimigos e da polícia federal, iremos derrubar todo seu império de monstros e dementes até que reste apenas ele para o meu veredito final.
Raul, você pode usar seu dinheiro para se safar dos seus crimes, pode tentar comprar a tudo e todos, mas estou te caçando. Você tirou o melhor de mim… E agora vou tirar o meu de você.
Está história não é sobre justiça.

 O livro se inicia com a irá que o protagonista tem de algumas pessoas, vamos nos deparar com um grupo de pessoas que querem fazer justiça com as próprias mãos, essas pessoas fazem parte de um grupo de Apoio as Testemunhas e Vítimas. Mas será que vale a pena fazer justiça com as próprias mãos? – Para Natanael, sim ou melhor, para Lucas.

 Lucas entrou em uma armadilha e acabou sendo estuprado, por um grupo de aliciadores, e após sua suposta morte teve que adotar uma nova identidade para conseguir sua vingança. Um ponto que me prendeu foi que já de início temos uma morte, a narrativa desse tipo de cena é tão bem escrita que me senti lendo outro livro de Raphael Montes (meu autor brasileiro favorito), não que o livro seja uma cópia dos livros de Raphael, mas possui a mesma qualidade.

 Existe no livro um flashback que é divido em duas partes. E meu Deus! São as melhores partes do livro, escrito com cautela, durante a leitura eu me vi totalmente tomado pelos acontecimentos, e já adianto existem cenas chocantes que me deixaram de cabelo em pé. Realmente vale muito a pena ler este livro que nos acrescenta ainda mais na literatura brasileira.

 Fernando conseguiu criar uma história que possui aquilo que mais admiro em um livro: a força em me prender na leitura e me fazer acordar e dormir pensando na leitura. Minha nota no Skoob foi 4/5 estrelas, só não recebeu a nota máxima, pois achei que no capitulo inicial a história estava perdida e um pouco confusa, mas isso passa e o livro foca naquilo que é proposto. Vou parar por aqui para não começar a dar spoiler do livro.

Se Fernando escrever outros livros, com certeza lerei sem pensar duas vezes.

signature

27 Comentários

  1. Top, esse livro é top demais, todos o contexto é bem estruturado e bem escrito. Os personagens tem personalidade diferentes, porém cativantes, Mateus é um dos meus preferidos. Surpreendente, envolvente e visceral!
    Melhor livro nacional que já li

  2. Obaaa outra resenha desse livro do Fernando, é sempre bom ver outras opiniões e reações de outros leitores para ver se foi igual a nossa, e nesse livro até agora em todas resnehas que vi em todos os blogs e canais de youtube são sempre a mesma! o livro é muito bom, e muito fodastico. Adorei a história e o jeito como foi escrito. Esse cara merece um prêmio por esse livro tão realista e tão único!

  3. Não sei o começo confuso como você disse aí, ele já incia dando as informações de forma bem clara, “vou em vingar e vou começar me infiltrando na familia da minha namora postiça que tambem faz parte do meu bando”. entendi a motivação desde o começo, talves no começo vc nao estivesse lendo com tanta atenção. O primeiro capitulo é cruel, e os seguinte sao bem loucos, e o massa é que para tudo tinha uma resposta convincente ate numa DR que ele teve com o Mateus sobre a questão da vingança, o Natan foi convincente. MUITO bem estruturado. amei a história e sobre esse “deixar de cabelo em pé” acredito que todos fiquem pq é de uma riqueza a segunda parte do flashback que, meu, surtei lendo, e sentir tudo aquilo, meu deus. foi um grande ponto da história.

    • Agradeço pelo comentário, eu li com atenção e o que proposto pelo livro está explicito com excelência, porém, existem detalhes ditos (pai do Lucas, por exemplo) no inicio do livro que me deixaram confuso. Mas como disse isso acontece no comecinho, e logo após o livro cumpri com o que é determinado.

  4. Deixa eu só definir para todos esse livro em uma única palavra: FODAH
    Melhor livro nacional que li em todos esses anos que tenho de vida. Daqueles de te tirar o folego e querer le mais e mais, e vc fica louco para o ver o desfecho e combate final.
    Pelo o que vi, ele fez dois finais, um é aquele depois do massacre, onde tudo mundo pensa que opa, se vingou e tal, mas dai vem a reviravolta e é como um final alternativo, sei lá, vi desta maneira. quando vc pensa que acabou é apenas o prologo para o grand finale que foi fodah. a cena do cemitério foi louca!

    • Obrigado pelo comentário, o livro é ótimo e vale muito a pena. Cuidado com spoiler rsrsrs!

  5. comentei na outra resenha também e tenha de comentar nessa também pq esse livro merece reconhecimentoooooooooooooo!!!!!
    Gente cade essas editoras grandes que ainda nao viram esse livro, pelo amor de God!
    amei a escrita do Fernando, amei a história e sim, ele é melhor escrevendo suspense do que romance, embora eu ame A garota por quem me apaixonei, de todo meu coração. Mas esse é digno de prêmios!!
    ótima resenha

  6. Eu comprei esse livro do Fernando diretamente com ele, ele é demais gente, sério, uma ótima pessoa e bastante tímido, mas quando é para ser desenrolado o bicho é. ainda estou no capitulo 18 e segurando para nao terminar kkkkk, pq ta muito bom, gente, para o mundo que quero descer, o livro é muito forte, e emocional te pega de jeito de Verdade. Se fosse um filme seria um daqueles que te prende na cadeira. As cenas do capitulo 18 sao tao reais… tao reais… que fiquei pasma.
    vi pelos comentários que tem uma reviravolta e estou com medo do que vai acontecer,,,, pq ja aconteceu tanta coisa… enfim. Parabéns pela resenha

  7. Cara, quando comprei esse livro não tinha ideia do quão bom ele era, e a força que a história tem e dos personagem que a gente infelizmente se apega, quem leu sabe o que quero dizer com infelizmente. Muito bem estruturado, cheio de adrenalina, dialogos ótimos, e um final que deixar qualquer um de queixo caído. esse autor tem uma mente genial e diabolica, so pode é ser kkkkk porque para escrever certas cenas… olha nota 1000 o livro, gostei da resenha.

  8. Meninoooo esse livrp é babado, ou devo dizer, loucura loucura loucura, eu vi a outra resenha. E vou comentar em todas em que estiver esse livro porque é muito massa, muito demais, muito bem escrito, muito ahhhh sem palavra pra expressar tantos sentimentos juntos. Eu conheço o Fernando e os livros dele de romance, mas esse… meu amor, da´de lavada em muito auttor nacional e internacional, porque esse livro é de arrebentar. Acredito que você tenha sentido a loucura que é estar na cabeça dele, e sentir o que ele sentiu, e sofrer como sofreu e querer se vingar também. E o final! Que final loko, reviravolta louca, Ellery dos infernos!

  9. Amooo, esse livro, eu lembro da emoção que foi ao ler ele pela primeira vez, e… aquela cena do capitulo 18, fiquei em choque com a riqueza dos detalhes, ele escreve tão bem que parece que você está vivendo aquela sendo, passando por aquilo tudo, Jesus, foi de morrer. E o legal é que ele não joga tudo de uma vez só, ele vai deixando a história crescer e a gente se envolver com os personagens e depois… mata a gente de raiva e desespero e choque e depois raiva de novo e sentimento de vingança no final. e que final!

  10. Rapaz, esse livro é muito lokooooo, tenho certeza que você surtou naquele final que pega a gente de surpresa, porque… vc nao espera, vc surta junta com o natanael. e aquela cena do cemitério…. puts… foi o cara a cara mais fodaa que já vi.

    • Obrigado pelo comentário, uma parte do mérito é seu, parabéns pelo livro, espero que tenha curtido a resenha.

  11. Gosto de Livros que tem um tema forte e que nos faça pensar. O sentimento de vingança, principalmente em uma época de muita injustiça é algo que acaba crescendo nas pessoas. Não que seja um ideal, mas algumas vezes é o que resta. Parabéns pela sua resenha e temos que valorizar nossa literatura.
    um abraço

    • Obrigado pelo comentário, realmente nossa literatura tem valor, existem livros nacionais ruins? Sim, até de autores já consagrados, mas também podemos encontrar peças raras.

  12. Parabéns pela resenha,

    Iniciei a leitura desse livro, mas ainda estou longe de finalizar. pela sua resenha tive a certeza da impressão que tive nas primeiras páginas, ou seja, de que é um livro forte, para fortes. Pretendo finalizar.

    Atc,

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here