Seu pesadelo foi você quem inventou – Rosana Martinelli

0
670

Sinopse: Seu pesadelo foi você quem inventou!
De Rosana Martinelli com ilustrações de Clara Gavilan.
Texto de Rosana Martinelli é inovador ao abordar, especialmente para crianças, o mecanismo psíquico dos dos sonhos.


Resenha: Aqui estou eu com mais um livro infantil. Antes de ler um livro para minha filha eu costumo lê-lo primeiro para ter minhas impressões sobre o mesmo. E sinceramente recomendo a todos os pais fazerem isso. Já encontrei muita armadilha que você, leitor, não tem noção!

 “Seu pesadelo foi você quem inventou” é um livro especial. Após sua leitura eu fiquei imaginando como iria escrever esta resenha. Minha dúvida era a seguinte: Este livro não é só infantil, é um livro que pode ser utilizado pelos pais, professores, babás, etc.. Aí você me pergunta o que ele difere dos demais livros infantis. E eu te respondo: Este livro ensina os adultos a lidarem com o lado psicológico da criança em relação a seus pesadelos e sonhos. Vou explicar melhor nas próximas linhas.

 Rosana Martinelli é formada em Medicina, especialista em cirurgia geral e formada em Artes Cênicas. Faz uma abordagem voltada ao psique da criança, cita três conceitos voltados para a subjetividade do indivíduo que são: Ego, Superego e Id.

 ID: Constitui o reservatório de energia psiquica, é onde se localizam as pulsões de vida e de morte. As características atribuídas ao sistema incosciente. É regido pelo princípio do prazer (Psiquê que visa apenas o prazer do indivíduo).

 EGO: É o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ordens do superego. A verdadeira personalidade, que decide se acata as decisões do (Id) ou do (Superego).

 SUPEREGO: Origina-se com o complexo do Édipo, apartir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. (É algo além do ego que fica sempre te censurando e dizendo: Isso não está certo, não faça aquilo, não faça isso, ou seja, aquela que dói quando prejudicamos alguém, é o nosso “freio”.) (**)

 A historinha narra a vida de Ioiô, uma garotinha muito fofa que vivia atormentada por pesadelos e sua querida mamãe a ajuda a entender, segundo os conceitos froidianos, como os pesadelos e sonhos acontecem, assim ioiô aprende a lidar com cada um deles discernindo o qual situação de seu cotidiano lhe trouxe este transtorno noturno.

 “Seu pesadelo foi você quem inventou” tem uma diagramação muito fofa, imagens desenvolvidas por Clara Gavilan que é design e especialista em quadrinhos. Todo o livro é projetado para que suas imagens possam falar por si só, assim as crianças, mesmo sem saber ler, possam utilizar sua imaginação através de sua sequencia. Algo interessante é que as ilustrações ora são em aquarela (para representar a realidade), ora em guache (para representar os sonhos e pesadelos). Este detalhe é perceptível até para os mais leigos pois os mesmos perceberão que em algumas páginas as ilustrações possuem um brilho e em outras são foscas. Muito show esta escolha de estratégia.

Este livro pode ser lido por pessoas interessadas no tema abordado, crianças, pais que não sabem como lidar com os pesadelos, professores, psicólogos, enfim para todos aqueles que lidam com crianças em seu dia a dia.

(** FONTE: http://www.psicoloucos.com/Psicanalise/id-ego-e-superego.html)

Resenha de Ceiça Carvalho

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here