Segunda Guerra Mundial – Memórias e Fragmentos – Rô Mierling (org)

2
659

Sob a coordenação de Rô Mierling, “Segunda Guerra Mundial – Memórias e Fragmentos” é a reunião de contos num livro de 112 páginas publicado pela Editora Illuminare em 2016. Compõe a coleção Antologias Brasileiras.

Eu sou apaixonado por Historia. Pensei inclusive cursar na Universidade. Os relatos de fatos que marcaram a humanidade e que hoje refletem na nossa atualidade sempre me despertaram interesse. Já vi alguns documentários que abordam memórias de sobreviventes de inúmeros conflitos, e não poucas vezes fui tomado pelas emoções.

Os 15 contos que compõem esta obra me fizeram viajar a lugares que nunca estive fisicamente, visualizando situações que na prática nunca experimentei. Ainda que cada autor também não tenha vivenciado isso, acredito que ao escrever, cada um deles também fez essa viagem.

Os contos variam. Cada escritor seguiu uma linha. O leitor certamente se sentirá contemplado pelos diferentes aspectos que as memórias aqui retratadas em forma de ficção abrangem.

Um homem que durante uma soneca volta a vivenciar os horrores do campo de batalha e quando acorda se dá conta que nada acabou; apenas ganhou novas formas.  Um fantasma que se vê no corpo de um garoto judeu. O líder alemão que em seu momento de descanso tem alucinações.

Pessoas que deixaram seus países para fugir das perseguições e conflitos, e que hoje, vivendo em terras brasileiras, relembram de tudo com saudades de suas pátrias. Um médico que trabalhou na resistência quando da ocupação da França pela Alemanha. As memórias de um desertor.

São fatos que marcaram milhões de vidas. Vidas espalhadas pelos quatro cantos do planeta. Vidas que em campo de batalha ou fora dele compõem a barbárie que foi esse conflito.

signature

Resenha de Renato Neres

2 Comentários

  1. Parece ser um ótimo livro. Também gosto muito de história, é muito interessante, pois descobrimos porque as coisas são como são. E o periodo retratado nos contos, é um período que marcou a história.

    Parabéns pela resenha.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here