Quem foi Monteiro Lobato?

Quem foi Monteiro Lobato?

3 955

Monteiro Lobato, foi um escritor e editor brasileiro. A sua obra de maior destaque foi “O sítio do Pica-pau Amarelo”, foi um dos primeiros autores de literatura infantil do nosso país. Metade de suas obras é de literatura infantil.

marconi opzioni binarie Lobato (1882-1948) nasceu em Taubaté, São Paulo, no dia 18 de abril de 1882, Filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato, Foi alfabetizado pela própria mãe, despertou seu interesse pela literatura lendo os livros da biblioteca de seu avô.  Com 13 anos foi estudar  no Instituto de Ciências e Letras, se preparando para cursar a faculdade de direito.

opcje binarne progresja Formando-se em 1904, em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco na Capital. Em sua festa de formatura fez um discurso, que espantou professores e padres ali presentes, todos se retiraram da sala.  No mesmo ano regressou para Taubaté, onde fez concurso para Promotoria Pública, tomou posse na cidade de Areias, no vale do Paranaíba em 1907.

No dia 28 de março de 1908, casou-se com Maria Pureza da Natividade. Com ela teve quatro filhos, Marta, Edgar, Guilherme e Rute. Em 1911 muda-se para Taubaté, para fazenda a fazenda deixada por seu avô de herança.

un valido indicatore per opzioni bimary Em 1917 vende a fazenda e se muda para Caçapava. Onde funda a Revista “Paraíba”.  Muda-se para São Paulo, onde colabora com a “Revista do Brasil”. Compra a revista e, transformando-se em editor. Publica em 1918, seu primeiro livro “Urupês”. Transforma a Revista em  centro de cultura e a editora em uma rede de distribuição.

Monteiro lobato, em sociedade com Octalles Marcondes Ferreira, funda a “Companhia Gráfico-Editora Monteiro Lobato”. Com o racionamento de energia a editora vai á falência, vendem tudo e fundam a “Companhia Editora Nacional”. Lobato muda-se para Rio de Janeiro e começa a publicar livros para crianças. Em 1921 publica “Narizinho Arrebitado”, livro de literatura para as escolas. A obra fez grande sucesso, o que levou o autor a prolongar as aventuras de seu personagem em outros livros girando todos ao redor do “Sítio do Pica-Pau Amarelo”.

Como escritor literário, Lobato destacou-se MP gênero “conto”.  Misturava a realidade e a fantasia usando uma linguagem coloquial e acessível.

José Renato Monteiro Lobato morreu no dia 5 de julho de 1948, de problemas cardíacos.

signal option binary Escrito:

binaire opties option navigator Bruno José Adarloo Neto Almeida- Estudante de letras português/inglês na universidade estadual de Goiás

buy tastylia oral strips online no prescription Colunista:

http://mhs.se.loopiadns.com/butik/ Kennedy José de Oliveira Junior

3 Comentários

  1. Parabéns pelo texto.

    Apesar de conhecer (não todas) mas algumas das obras de Monteiro Lobato, eu não conhecia a sua história e achei muito interessante. Sempre uma pessoa culta e dedicada, muito bom conhecer um pouco mais sobre esse grande escritor.

  2. Uma longa vida de encanto e muita dedicação, brevemente contada, mas de forma eficiente para nós recordar e emocionar. Parabéns Bruno… ????????????

Deixe um comentário