Ponto de Vista

Ponto de Vista

Há duas semanas eu visualizei essa ilustração na rede social e a imensa repercussão que se seguiu.

E por isso mesmo, não pude deixar de fazer um texto. E novos comentários surgiram em resposta à minha observação, uns contra e outros a favor.

Porque uma ilustração como essa mexeu com tanta gente?

 Porque trouxe uma mensagem polêmica e essa mensagem foi interpretada por diferentes Pontos de Vista.

Para começar, vamos esclarecer algumas coisas:

 Isso não é uma ilustração.

Não? Não!

 Isso é uma i migliori indicatori per le opzioni binarie Charge!

E o que vem a ser uma charge?

Vejamos, então, a definição:

Charge

Substantivo feminino. Desenho humorístico, com ou sem legenda ou balão, ger. Veiculado pela imprensa e tendo por tema algum acontecimento atual, que comporta crítica e focaliza, por meio de caricatura, uma ou mais personagens envolvidas; caricatura, cartum.

No caso do cartoon ou charge acima, a ilustração exigiu de cada http://www.bgroads.com/?prosturadlo1=investire-in-option&560=8c Leitor a compreensão trader ob do texto implícito.

O http://www.mike-atkinson.com/?himene4=societa-di-opzioni-digitali&087=5c cartunista desenvolveu uma idéia central e com poucos elementos em cena, trouxe para o debate dois preceitos ( http://www.huskipics.com.au/?kamatoznik=fundamentals-of-trading-energy-futures-and-options-download&564=53 mensagem):

  • A leitura como forma de modificação do indivíduo. Ela saiu de um perfil x e passou para um perfil Y.
  • A questão do perfil preconceituoso de “Loura burra”, que faz parte do senso comum e até já serviu de inspiração para música com propostas reflexivas, como a música “Lôrabúrra!” (do Gabriel, o Pensador, segue um trecho abaixo). Ela deixou de ser loura ao ler. Por quê? Porque ao ler passou a abster-se de usar silicone e pintar os cabelos, deixando de ser loura artificial. Além disso, aquele perfil físico inicial é resultado da valorização da cultura ao corpo. O segundo corpo (o da morena) está no perfil de pessoas que valorizam a cultura. Atente-se que a http://www.youngasianescorts.co.uk/?baletos=%D8%A3%D8%B3%D8%A7%D8%B3%D9%8A%D8%A7%D8%AA-%D8%AA%D8%AF%D8%A7%D9%88%D9%84-%D8%A7%D9%84%D9%81%D9%88%D8%B1%D9%83%D8%B3&214=f2 construção do Perfil é baseada em modelos, resultados de estatísticas e como tal, traça um padrão. Representa a todos os individuos e não fala em individualidade ou exceções. Há exceções? Sem dúvida… Por isso mesmo são exceções.

Para quem não conhece a letra da música que mencionei, segue um trecho:

Lôrabúrra! (Letra de Gabriel O Pensador)

“(.) Eu não sou agressivo/Contundente talvez/O Pensador dá valor às mulheres/.

Mas não vocês/Vocês são o mais puro retrato da falsidade/

Desculpa amor/Mas eu prefiro mulher de verdade/

Lôrabúrra!

É o problema não tá no cabelo/Tá na cabeca/

Não se esqueça/Nem todas são sócias da farmácia (Lorácia) /

Tem muita Lôrabúrra de cabelo preto e castanho por aí/

É… Lôrabúrra morena, ruiva, preta…/Lôrabúrra careca/.

E tem a Lôrabúrra natural também (Loraça belzebúrra) /

Cada Lôrabúrra é de um jeito, mas todas são iguais.

Cê tá me entendendo?”“.

Ler, no caso da charge, é sair da valorização exclusiva do corpo para valorização da mente.

Mudar a cor do cabelo e tamanho dos seios foi contingência.

A mulher loura com silicone e burra para Mulher natural e culta.

A charge é um texto sem palavras com a proposta de trazer para o leitor uma mensagem através de certo Ponto de Vista.

Mas afinal, como entender esse Ponto de Vista? Quais fatores interferem no Ponto de vista? Uma mesma pessoa pode ter Pontos de Vista diferentes?

http://bti-defence.com/language/en/truvelo/ Ponto de vista é influenciado diretamente pela Perspectiva sobre determinado assunto, tanto daquele que escreveu o texto ( emissor da mensagem) quanto daquele que o leu ( http://jojofane.com/?njd=op%C3%A7%C3%B5es-bin%C3%A1rias-como-investir&31d=57 receptor da mensagem).

A perspectiva, por sua vez, é influenciada diretamente pelo conhecimento prévio do leitor a respeito daquele assunto. No exemplo acima, muitos leitores e colegas de escrita não conhecem a referência usada pelo chargista (o senso comum de “Loura burra”) para provocar uma reflexão sobre o poder da leitura na transformação das pessoas. Assim, o fato de não possuírem todos os dados provoucou um ruído na comunicação. Alguns acharam que ele estava sendo preconceituoso, dizendo que a morena não poderia ser bonita de corpo, por exemplo. Outros sequer entenderam a crítica implicita,

Atente-se de que ele estava falando de mulheres, mas mesmo isso era uma contingência. A mensagem principal era a valorização da cultura na modificação do indivíduo e não apenas mulheres enquanto sexo feminino. A mulher na ilustração serviu ao proposito de revelar um senso comum.

Quando a mensagem não é bem compreendida pelo leitor dizemos que houve um Ruído na Comunicação.

A função principal da literatura, seja ela realizada com ou sempalavras, é levar uma mensagem para o leitor. E cabe ao autor a tentar especificar ao máximo a mensagem transmitida, para evitar que a falta de clareza provoque ruídos na comunicação.

Por outro lado, a falta de vivência e bagagem lite´rária do leitor pode gerar esse mesmo ruído. Além disso, a imaturidade do leitor pode não compreender um texto e anos depois, um mesmo livro venha a provocar reflexões no mesmo leitor, isso é mais comum do que se pensa. Um mesmo livro pode ser lido por diferentes Pontos de Vista não apenas entre individuos diferentes, mas entre mesmas pessoas com faixa etária diferente. A mensagem continua a mesma, quem mudou foi o receptor.

Ainda sobre esse assunto de perspectiva e ponto de vista, surgiu uma situação muito engraçada no BBB17.

Confesso que não assisto ao programa, mas passou a propaganda com trechos do episódio.

A cena, reumida era a seguinte: A troca entre um participante de uma casa do BBB da Espanha pelo participante do Brasil.

Bem, a integrante da casa que veio para cá, era uma italiana (falando espanhol) que por algum motivo que eu não sei dizer qual seria, entrou na versão espanhola do programa.

Pela postura dela ao chegar à casa do BBB 17 – Programa de televisão Big Brother Brasil em sua 17° edição- foi possível traçar um perfil da integrante temporária:

Perfil físico: Cabelos escuros, olhos azuis muito claros, corpo escultural e voluptuoso. Perfil psicológico: Consciente de sua beleza, impulsiva, dançarina de “pole dance”, sensualidade à flor da pele.

Logo na chegada, um dos homens e namorado de uma das participantes da versão brasileira, ficou embevecido por ela. Outro homem, participante da Casa do BBB, percebeu a situação e comentou:

-Isso vai dar “treta forte”.

Então ela perguntou:

-Isso vai dar teta de fora?

A gargalhada foi geral.

Agora vamos tentar entender o que aconteceu? Ela entendeu teta e não treta. Treta é gíria utilizada para dizer briga confusão.

Teta é o mesmo que seio. Usado para referirem-se as mamas dos mamíferos em geral… Inclusive mulheres… Ou seja, os seios.

Além disso, “Fuerte” (forte em espanhol) e “fora”, sonoramente falando, são vocábulos parecidos.

Mas… Isso não é tudo.

Para uma mulher com perfil sensual e interessada em corresponder aos olhares, o ruído na comunicação a fez entender uma mensagem não sexual – vai dar treta forte, ou seja, vai dar confusão- com essa conotação sexual – as tetas de fora.

Conotação é o nome que designa uma série de atributos implícitos em seu significado, para além do vínculo direto e imediato que mantém com os objetos da realidade modificando essencialmente a mensagem recebida.

Lembre-se disso quando for ler ou escrever seu texto! Beijos e até a próxima semana!

 

 

 

 

Artigos similares

0 210

0 257

0 322

Nenhum comentário

Deixe um comentário