O Retrato – Charlie Lovett

0
544

O livro O Retrato, narra a história de Peter Byerly, um homem que sempre teve muita dificuldade em se relacionar com as pessoas. Passou parte da sua vida se escondendo para evitar o contato humano.

       Na faculdade, encontrou nos livros uma ótima maneira de se isolar. Ele amava estar entre os livros, e não somente porque eles proporcionavam uma ótima desculpa para se afastar do convívio alheio, mas também por conta da sua paixão pela literatura. E foi por conta do seu trabalho na biblioteca da faculdade, que ele conheceu Amanda, o amor de sua vida.

      Amanda foi a primeira pessoa por quem Peter sentiu realmente vontade de estar perto.  O amor por Amanda fez Peter se transformar e conviver com outras pessoas. Mas ela não era a sua única paixão. Na mesma época em que conheceu Amanda, Peter descobriu a sessão de livros raros da biblioteca e ficou fascinado com isso. Agora, seu sonho era encontrar uma edição desconhecida de algum livro ou autor importante, e trazer a tona esta grande descoberta para o mundo.

      Peter então, casou-se com Amanda. Ele era um marido muito dedicado a sua esposa e aos livros raros. E estava feliz assim.

      Até que Amanda morre subitamente e ele perde totalmente o rumo de sua vida. Não encontra mais sentido em fazer nada. Tudo perdeu a graça sem Amanda. Com isso, Peter resolve deixar os Estados Unidos e ir se isolar em um chalé na Inglaterra.

      Mas, Peter reconhece que não pode viver assim para sempre…  Então, ele se volta à sua segunda paixão: os livros raros.

      Enquanto trabalha com aqueles que são, desde sempre, o maior apoio que Peter podia ter, ele encontra dentro de um desses livros, o retrato de uma mulher incrivelmente parecida com sua amada e falecida esposa. Obviamente curioso com tamanha semelhança, ele começa a pesquisar tudo o que pode sobre o retrato. Mas, além da pintura ser muito antiga, não há assinatura do artista, somente iniciais, o que torna o trabalho de Peter bastante difícil. No entanto, ao tentar descobrir mais sobre aquela imagem, Peter esbarra em outra descoberta fascinante: uma obra perdida de Shakespeare.

      E assim, Peter segue, decifrando a história do retrato e da obra literária, como forma de fazer com que seu trabalho seja reconhecido e eternizado. Mas as coisas não são tão simples assim e a verdade pode ser perigosa. Tanto quanto à obra de Shakespeare, quanto à pintura.

      O Retrato é um livro recheado de suspense e de mistério, e ao mesmo tempo, nos conta uma história de amor encantadora.

      Com tudo para dar errado em um enredo tão diverso, foi bom ver que O Retrato teve um enredo viciante e um desfecho incrível.

Resenha de Fabiana Strehlow, resenhista parceira do Arca Literária

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here