O Ratinho do Violão – Martha Reis

0
595

Sinopse: A gente fala búlin, mas a palavra é inglesa e até um pouco difícil de escrever: bullying. A história do Chiquinho é uma história de bullying, uma judiação que gente maldosa faz com os outros, com as crianças. O Chiquinho é um menino muito bacana, do bem, que toca violão como ninguém. O que importa se ele manca um pouquinho, né? Se você ficar um pouco triste de ver o menininho encolhidinho de tanta chateação dos amigos, vai ter uma surpresa lá no final do livro. E vai querer gritar: viva o nosso Chiquinho!


Resenha: A obra tem 32 páginas, recebido de parceria com a Editora Geração Editorial, no qual foi publicado pelo selo Geraçãozinha que é voltada para as crianças, trazendo livro leves e com pegadas sociais, com escrita leve e agradável para o publico e para todos os leitores.

O livro retrata a historia de Chiquinho, um menino carismático e que adora tocar e sentir paz com o seu violão. Chiquinho, não tem nenhum problema, ele apenas anda mancando, quem tem problemas são os seus colegas de classe, eles zoam e praticam bullying com Chiquinho por causa da forma de andar dele.  Chiquinho sempre foi zoado, mas encontrava paz nas notas do seu violão. Certa vez, por falta de acessibilidade, Chiquinho tropeçou e caiu da escada da escola, isso foi o ápice da gozação para com ele, neste dia o garoto ficou muito triste, e cabisbaixo que sem perceber ele vai transformando-se aos poucos em um ratinho inseguro e indefeso. Na forma de um rato, ele passa a esconder-se de todos, e todos ficam muito preocupado quando sentem a falta dela na escola e em casa.

Agora, Chiquinho precisa de muita força de vontade para voltar a ser quem era antes, e é nessa hora que o garoto vai descobrir e vai precisar dos verdadeiros amigos.

O Bullying é um ato de total brutalidade psicológica, quando não física também, ele é causador de suicídios, humilhações públicas e outras tantas coisas. Ele pode ser praticado por motivos simples, estatura, peso, raça, cor, religião, classe social, status social, modo de viver a vida e várias outras formas, tudo pode virar motivo de gozação e chacota para com um indivíduo.

O livro é muito importante para a conscientização das crianças quanto ao bullying. Claro, é um assunto tanto para criança, quanto para adolescente e adultos, que são os maiores percursores deste ato. É possível perceber no livro, que o maior problema de Chiquinho, foi quando ele caiu da escada, passando a deixar clara a falta de acessibilidade para portadores de deficiências, não só nas escolas, mas na rua e ambientes tanto públicos, como privado.

O livro tem uma arte gráfica e diagramação impecável, sua forma de encadernação é por grampo, mas não modifica em nada, pois tem o comprimento grande e não atrapalha durante a leitura, a capa retrata explicitamente o que é o livro, as cores estão em ótima sintonia, as letras grandes e o papel da altíssima qualidade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here