O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares – Ransom Riggs

3
1326

O Orfanato da Senhorita Peregrine para Crianças Peculiares é, de fato, uma leitura peculiar. Narrado em primeira pessoa, o livro nos apresenta Jacob, um garoto aparentemente comum que prestes a completar dezesseis anos perde o avô, Abe. Jacob e Abe tinham uma grande amizade, o avô costumava contar histórias fantásticas do orfanato onde viveu, sobre crianças com poderes incríveis. Ele até mostrava fotos para provar as histórias que contava. Quando cresceu, no entanto, Jacob percebeu que a elas não podiam ser verdadeiras e as fotos eram apenas montagens mal feitas.  O avô perdeu um pouco do brilho para o jovem Jake, passou de aventureiro a um senil que escondia os horrores que vira na Segunda Guerra Mundial, como uma criança judia que se refugiou em um orfanato escondido em uma ilha.

 A morte de Abe, como muitos aspectos neste livro, não foi comum. Supostamente perseguido por monstros, Abe sempre foi um entusiasta de armas. Entretanto, no momento que mais precisou, sua coleção estava trancada e a chave escondida para segurança do idoso. Jacob chegou tarde demais, encontrou o avô quase morto na floresta. Daquela cena, ele perdeu o avô e ganhou terrores noturnos, além de uma charada que mais parecia loucuras de seu velho avô.

 Após tempos de terapia com o psicólogo Dr. Golan, Jacob se convenceu – ou melhor, convenceu aos pais – de que tudo não passara de estresse pós-traumático. Decidido a superar tudo e esquecer, Jacob e o pai vão procurar a senhorita Peregrine, diretora do orfanato onde o avô cresceu. Ao chegar lá, o garoto descobriu que Abe tinha visto mais horrores do que imaginava, o Orfanato da Srta Peregrine fora bombardeado durante a Segunda Guerra, não restava nada além de escombros. E foi aí, revirando escombros de uma velha mansão, que Jacob descobriu o quão peculiar seu avô era. De senil, o velho Abe não tinha nada. Jake é levado até uma fenda no tempo, de volta a 3 de setembro de 1940, o dia em que a bomba caiu. As crianças do orfanato tinham diversas peculiaridades, o garoto invisível, a menina forte, a manipuladora do vento, entre tantas outras e claro, a ave, a própria diretora. Eles revivem o dia 3 de setembro de 1940 todos os dias há mais de sessenta anos, se de lá elas saírem para o tempo moderno, irão envelhecer em poucas horas. Jacob se vê fascinado por aquele universo fantástico, principalmente por uma peculiar em especial: Emma, a manipuladora de fogo e ex-namorada de seu avô. O que, com certeza, bagunçou a cabeça do jovem rapaz.

 Aqui faço uma ressalva na resenha do livro para falar do filme. A partir do momento que Jake entra na fenda, o livro e a adaptação cinematográfica divergem em quase tudo. Emma é uma personagem complexa, uma adulta presa em mente e corpo de menina. Amou Abe por décadas e esperou em desespero por seu retorno, ao invés do aventureiro e protetor Abe, encontrou Jacob, o neto despreparado, tímido e que não sabe a força de sua coragem. No filme dirigido por Tim Burton, o par romântico de Jacob não é manipuladora de fogo e sim, a de ar. Não entendi porque trocaram a protagonista por uma personagem que faz poucas aparições no livro.

 Apesar desta alteração, esta é a parte peculiar sobre a história, não sei dizer qual dos dois finais eu prefiro. A essência entre os dois é a mesma, mas a sequência de fatos é totalmente diferente.  A verdade é que ambas as versões são recomendadas para aqueles que gostam de fantasia infanto-juvenil. Não é o melhor que li do gênero, mas adorei as fotos dos peculiares no livro, deram um tom de veracidade à história. Deixou-me curiosa para ler o resto da trilogia.

signature

3 Comentários

  1. Aretha!
    O livro é muito interessante, uma fantasia bem criada e bem escrita.
    Quero poder acompanhar a saga dessas crianças e todo desenrolar do enredo.
    Muito boa sua resenha!
    Desejo uma ótima semana !!
    “Se sabemos exatamente o que vamos fazer, para quê fazê-lo?” (Pablo Picasso)
    cheirinhos
    Rudy

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here