O Nazista e o psiquiatra – Jack El-Hai

0
732

O Nazista e o Psiquiatra é o primeiro livro da parceria 2016 entre a Arca Literária e a Editora Planeta.

Um estudo para evitar um futuro regime nazista, esse foi o propósito pensado pelo Dr. Douglas Kelley quando aceitou ser o responsável pelo acompanhamento psiquiátrico dos prisioneiros de Nuremberg, do alto escalão nazista que estavam aguardando julgamento pelas atrocidades cometidas por eles durante a segunda guerra mundial.

O autor, o jornalista El-Hai, fez com que a biografia do médico se tornasse um drama psicológico em ritmo acelerado é sobre um psiquiatra militar americano ambicioso que é arrastado para um relacionamento doente e perigoso com Hermann Göring, o braço direito de Adolf Hitler e um dos mais notórios criminosos da história.

A curiosidade do médico em investigar sobre a essência do mal o leva a ter esse relacionamento com Göring, mas vemos que em alguns momentos o nazista se desfaz do dr.

No presídio havia uma rotina, a equipe formada pelo Dr. Kelley, um assistente social e um tradutor passavam horas nas celas dos prisioneiros os entrevistando.

O livro é construído através das anotações da equipe, dos guardas, de reportagens da época e de cartas dos próprios presos.

Dr. Kelley descobriu que esses homens, os 22 prisioneiros, não eram doentes mentais, utilizando-se do método Rorschach, técnica de avaliação psicológica pictórica, comumente denominada de teste projetivo, ou mais recentemente de método de autoexpressão. O teste consiste em dar respostas sobre com o que se parecem as dez pranchas com manchas de tinta simétricas. A partir das respostas, procura-se obter um quadro amplo da dinâmica psicológica do indivíduo.

Sob a direção de Adolf Hitler, os homens haviam se organizado em uma hierarquia que Kelley encontrou surpreendentemente como a de um conselho corporativo moderno. Fazendo depois, em seu próprio livro, uma analogia a empresas, criando um método de gestão organizacional.

Formada em história, sempre que possível eu leio sobre a segunda guerra mundial. E com toda sinceridade esse livro é espetacular.

Muito bem escrito e fácil de ler, o livro traz uma nova maneira de ver a segunda guerra, na visão dos monstros.

A capa é linda, simples mas chama a atenção de longe. Super recomendado!

Resenha de Dani Cabral, resenhista do Arca Literária e do blog Magia e Letras

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here