O Mago de Camelot – Marcelo Hipólito

0
388

“O Mago de Camelot” narra a história de Merlin,o grande mago da lenda do rei Arthur.

Vindo de uma infância pobre e sofrida, Merlin é levado preso,juntamente com seu irmão,ao calabouço da fortaleza de Ratae.Ao ser salvo do calabouço,cai nas garras de algo ainda pior.Prestes a servir de sacrifício humano junto com o irmão, Merlin se vê diante do homem que iria mudar sua vida para sempre.

 “O druida ergueu a lâmina,pronto a estripar sua primeira vítima:Merlin.Com uma expressão solene,desferiu o golpe homicida.

Contudo,para sua surpresa,teve a trajetória desviada por uma força invisível,irresistível,inesperada.”

 Iniciado nos rituais da magia dos druidas,Merlin inteligente e sagaz,aprende tudo depressa e logo supera seu mestre.Ao ser levado á presença do príncipe Uther,Merlin usa da magia e da sabedoria pra ajudar Uther a vencer a guerra recuperar seu trono.E no furor dessa batalha Merlin admirado, vislumbra o que o destino lhe reservou.

 “O poder do feiticeiro proporcionou o vislumbre de uma nova era,magnífica e arrebatadora,ainda que envolta em sangue,traição e morte.E,para a concretização desse novo tempo,o próprio Merlin deveria pagar um preço terrível.”

 Uther,apaixonado pela bela Igraine,pede a ajuda de Merlin para conquista-la.Merlin aceita mas exige algo em troca:Arthur,o bebê de Uther e Igraine.

Durante muito tempo,Merlin e Arthur andam pelo reino se passando por mendingos.Com isso Merlin mostra a Arthur o sofrimento de seu povo.Munido de um grande carinho por Arthur,Merlin prepara o jovem com sabedoria e conhecimento,sagacidade e destreza.

 “Não tema meu príncipe-assegurou Merlin-Eu lhe mostrarei como assumir a coroa.

_Acha mesmo que posso virar um grande rei?

_Depende de você,milorde.Preste atenção e aprenda.”

 O ponto alto do livro:só se tornaria rei quem retirasse a espada Excalibur das mãos do rei morto.Mas o rei só cederia a espada ao seu verdadeiro sucessor.Muitos tentam,mas o único que consegue retirar a espada é Arthur.

Uma grande jogada do autor ao criar essa parte.

 Diferente dos outros livros que li a respeito da lenda do rei Arthur,essa história dá mais ênfase a jornada do mago Merlin.

O livro tem um ritmo rápido e intenso.O autor vai direto ao ponto sem perder tempo com detalhes inúteis.Um prato cheio pra quem gosta de histórias recheadas de guerras e lutas.

E por fim o que realmente nos toca é o desejo arraigado em Merlin.Querer que o homem fosse livre da escravidão do cristianismo e do paganismo.

 “Usarei Arthur para instaurar uma nova era.Uma sociedade guiada pela razão,em que as leis humanas substituirão a divina.A Cruz não é diferente da Natureza.Ambas escravizam com seus dogmas e rituais,tornando seus seguidores fracos e temerosos,servis ao poder dos sacerdotes”

 Tem como não gostar de Merlin?

Excelente leitura!

 Resenha de João Soares, resenhista parceiro do Arca Literária

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here