O Álbum – Timothy Lewis

0
643

Adam é um homem solitário, passando pelo triste e doloroso fim de um relacionamento.  Ele trabalha como negociante de objetos usados de casas que estão para vender.

      Numa dessas casas, a do casal Alexander, entretanto, ele encontra em meio as prateleiras repletas de poeira, uma relíquia: um álbum antigo. Nele, há cartões postais amarelados pelo tempo. Intrigado, Adam começa a lê-los: eles estão cheios de frases românticas e delicadas, provas do amor incondicional entre Gabriel Alexander e Pearl Huckabee. Neste álbum, estavam todos os cartões que Gabe mandou para Huck, sempre nas sextas-feiras, durante 60 anos. Gabe cuidava para que um cartão chegasse às mãos de Pearl todas as sextas-feiras. Cada um deles possui não apenas um poema, mas verdades preciosas sobre o cotidiano de um casal que viveu um sonho.

      A soma de todas essas verdades, talvez respondam as perguntas que Adam se faz há muito tempo. Esses cartões foram parte importantíssima da vida de um casal , pois mostrava que o amor deles jamais diminui ou acabou, e sim, cresceu com o tempo.

      Isto para Adam, parecia trazer a fórmula mágica da felicidade, tudo o que um homem como ele precisava. Intrigado e curioso sobre a vida perfeita e a paixão deste casal, Adam começa a investigar detalhes da vida de Gabe e Hulk, além de tentar entender o que houve e qual foi a falha que ocorreu com o seu próprio casamento.

      Nesse caminho de busca, Adam encontra Yevetta. Yevetta, é filha de Priscilla, que trabalhou para Gabe e Hulk, por 26 anos, e conhece toda a história do casal Alexander.                 Yevetta passa a preencher as lacunas que os postais deixaram, fazendo Adam entender um pouco mais sobre o casamento perfeito daquele casal.  E é aí, que ele começa a entender o que deu errado em seu casamento e a acreditar que pode ter uma segunda chance.

        Mas o amor não é o único tema da história – aliás, nunca é somente sobre o amor. Creio que o mais forte nessa trama é a esperança. Esperança de que ainda pode dar certo, esperança que outras chances irão aparecer. Esperança no amor.

      O Álbum é um daqueles livros que nos fazem refletir sobre como estamos levando a vida,  de que forma estamos conduzindo os nossos relacionamentos, quais as prioridades da nossa vida …

      Detalhe: o início de cada capítulo, é a reprodução de um dos postais que Gabe enviou para Hulk. Lindos!

      Ao final do livro, em uma nota, o autor Timothy Lewis, escreve:

      O Álbum é inspirado na Vida dos meus tios-avós. Na venda do patrimônio deles, descobri uma coleção de cartões postais antigos, quando literalmente tirei-os do lixo … Então, guardei os álbuns em uma prateleira no meu escritório e esperei  enquanto escrevia outras coisas. Cerca de cinco anos depois, recebi uma ligação de um amigo cuja esposa tinha ido embora sem aviso nenhum. Ele disse: “Não acredito mais no amor”. Eu me lembro de olhar para aquela prateleira com os álbuns e pensar: “Ali estão sessenta anos de amor”.  E, de repente, eu tinha encontrado a minha história.

       O fato de saber que O Álbum  foi baseado em uma história real, me emocionou muito. Pois eu, ainda acredito no amor!

Resenha de Fabiana Strehlow, resenhista do Arca Literária e do blog Expressões

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here