Nunca Mais! – Nestor Mendes Jr.

0
616

O esporte é uma das atividades que mais entretém a espécie humana. E o futebol certamente é aquela que, independente de raça, classe, gênero, nacionalidade e tantos outros marcadores que poderiam ser citados, carrega uma dose mais forte de paixão. E certamente foi essa paixão que levou o jornalista Nestor Mendes Junior escrever o livro “Nunca Mais! 25 anos de luta pela liberdade no Esporte Clube Bahia”.

 Não é do desconhecimento, principalmente da imensa nação tricolor da boa terra, que o ECB, assim como muitos clubes de futebol no nosso país, vivia sob o domínio de grupos que se consideravam “donos” do time. E ainda existem diversas situações semelhantes espalhadas pelo Brasil.

 O livro destaca alguns momentos da história do clube, fundado em 1931, e destaca movimentos como “Maracajá: Devolva Meu Bahia”; “Democracia Tricolor”; nascimentos de grupos como Bahia Livre, Unidade Tricolor, Revolução Tricolor e BBMP (Bora Bahêa Minha Porra, expressão que é costumadamente utilizada pelos (as) torcedores (as) da equipe). Menciona também a “Passeata dos 50 mil” em 2006, o “Bahia da Torcida” e a Assembleia Geral de 2013. Esta assembleia foi um marco paras as eleições diretas no Bahia.

 Uma leitura que não pode faltar para todos (as) que amam o Bahia. Que entendem que o time pertence à sua torcida e não a uma dúzia de pessoas. É um passeio pela história dessa equipe que tantas glórias já deu, e ainda dará para a sua nação

Resenha de Renato Neres, resenhista do Arca Literária

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here