Necessidade de Segurança

0
801

No texto passado vimos sobre Necessidade Básica, neste iremos para o segundo nível da pirâmide de Maslow que é a Necessidade de Segurança.

Esta se define como: a busca por proteção na vida pessoal, no trabalho, na comunidade, na religião, no físico, no emocional, etc.

A procura pela proteção é presente em nossas vidas, pois é um comportamento de necessidade de sobrevivência. E é assim desde o início dos tempos em que os primeiros homens procuravam se preservar de perigos como animais selvagens e o clima, em seguida, com a evolução da proteção contra ameaças, o convívio em sociedade veio a ser um malefício à segurança – as pessoas machucam umas às outras, – o surgimento de armas veio a ser a grande causa disso.

Na pirâmide de Maslow, a necessidade de Segurança só vem após a necessidade Básica for atendida totalmente ou parcialmente.

Convivemos numa sociedade violenta, onde, cada vez mais, buscamos segurança, no sentido de proteção, e quando mais elevamos nosso nível de qualidade de vida, mais sentimos a necessidade de procurar por mais segurança: de nossos familiares; de nossos bens materiais.

No final de contas, esse nível da Pirâmide nos mostra que essa necessidade sempre será buscada, porque vivemos em alto risco por causa de doenças físicas e mentais, violência urbana, inconsistência financeira, crimes virtuais, etc.

No próximo texto será abordada a Necessidade Social.

 

Referências:

http://www.administradores.com.br/artigos/cotidiano/a-necessidade-de-seguranca/100426/

http://blogpsicologos.com.br/psicologia/desenvolvimento-humano/item/12-hierarquia-de-necessidades-de-maslow

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here