Não Quero Ser Lembrado – Lucas Rezende

1
581

Suspense Dramático

“Não Quero Ser Lembrado” é o livro de estreia do paraense Lucas Rezende. A publicação da obra é de 2016 e saiu pela Editora Empíreo. Possui 190 páginas, e um excelente acabamento gráfico. Livros com folhas amarelas para mim facilitam e muito a leitura.

O enredo gira em torno de um cara chamado Bernardo. Por sinal um cara bem complexado. O início que na verdade é a parte final, mostra as reações dele ao constatar que sua esposa (Patrícia) estava morta, e que ele estava satisfeito com isso. A revelação pode ser um choque para o(a) leitor(a), e é bem possível que desperte curiosidade maior em prosseguir na historia.

Nos capítulos seguintes conheceremos mais sobre o sujeito. Se você gosta de enredos lineares prepare-se para alternância de momentos. Durante toda a trajetória, o autor viaja pelos diversos momentos e fatos da vida de Bernardo sem seguir uma ordem. Você o verá na infância, junto com pais e irmãos; irá presenciar suas peregrinações noturnas de solteiro pela locadora que frequenta ou testemunhará seus diálogos muitas vezes frios com sua esposa.

Falei no início que Bernardo é um cara complexado. É também melancólico, distante, sem iniciativas. Seus únicos amigos são o gato, o cigarro e o vídeo cassete. Até conhecer Patrícia, seu contato com outro ser humano é o mínimo possível.

A forma como eles se conhecem é interessante. Enquanto procura algo para assistir, nosso protagonista está envolvido que esbarra na moça. Rola um pedido de desculpas. Ele, contudo, não consegue tirar a garota da cabeça e volta outras vezes lá para reencontrá-la. Sem sucesso. Até que um dia ela o aborda na mesma locadora, pensando que se trata de um funcionário local.

A narrativa alterna entre altos e baixos. Alguns capítulos são estimulantes, possui momentos engraçados. Outros são por demais lentos. A parte em que Bernardo conta como passou a gostar de gatos é extremamente maçante. Fiquei com a sensação de frustração quando o capítulo termina. Muita coisa para quase nada.

Sinceramente, não é uma historia que desperta tanto a atenção. Contudo há certo fascínio em saber como termina o desfecho de Bernardo. Ele e Patrícia possuem comportamentos diferenciados. A morte dela e a satisfação do cara precisam ser explicados, e não é possível ficar sem saber essa resposta.

Resenha de Renato Neres, resenhista do Arca Literária

Um comentário

  1. Oi Renato!
    Gostei do enredo da obra, parece bem bacana a escrita, eu não conhecia, dica anotada!
    Bjs!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here