Não Nascemos Prontos – Mario Sérgio Cortella

5
3506

Da série Provocações Filosóficas, “Não Nascemos Prontos” é mais uma obra do professor e filósofo Mario Sérgio Cortella que merece a nossa apreciação. As 134 páginas do livro reúne 31 textos que tem como propósito realmente provocar.  Coisa que o Cortella sabe fazer e bem.

“Gente não nasce pronta, e vai se gastando; gente nasce não pronta, e vai se fazendo”. Esta se encontra entre as frases mais sensacionais que podemos observar.  A cada dia vamos errando e aprendendo, e nesse processo nos moldamos, nos transformamos, nos atualizamos. Temos uma compreensão mais assertiva do porquê de algumas coisas serem, e outras não. Exigimos menos de nós mesmos.

Entre outras provocações, o autor fala sobre a velocidade do surgimento novas tecnologias e de como as coisas se alteram no nosso cotidiano; da nossa incapacidade de parar para pensar; da urgência com que desejamos que tudo aconteça; que não se deve confundir informação com conhecimento; da estranheza com a qual encaramos aquilo que é humano.

Nos fala ainda sobre a responsabilidade de educação dos filhos que muitos pais depositam apenas nas instituições de ensino, esquecendo-se dos seus papeis; a ânsia do acúmulo de riquezas sem saber muitas vezes de como desfrutá-la sabiamente; a compreensão equivocada do que seja estar só; a transformação de alguns valores.

Os livros do Cortella são sempre uma leitura agradável. Vale e muito tirar um tempinho e se debruçar sobre eles.

signature

Resenha de Renato Neres

5 Comentários

  1. Não tive a oportunidade de ler o livro, porém, lendo essa resenha, com toda certeza despertou-me um grande desejo de ler essa obra que parece ser maravilhosa. Renato um dos principais critérios de uma resenha é prender a atenção e fazer com que o leitor sinta o desejo se sinta dentro do assunto e tenha o máximo de informações do livro, e vc o fez. Parabéns

  2. Parabéns pela resenha, gostei dos temas tratados no livro, são temas que chamam muito a minha atenção e que deveria ser preocupação de todos.

    Parabéns.

  3. Mario Sergio Cortella é o melhor palestrante que já vi na vida, ele é uma ótima pessoa e um ótimo gerador de opinião, deve ser sido uma honra resenha o livro dele!
    Parabéns pela resenha! Sou fã desse cara, como pessoa e como palestrante.

    • Cortella é um dos caras que sempre estou ouvindo e lendo. O cara tem uma forma de falar e escrever que me agrada.

      Obrigado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here