Moacyr Scliar – Max e os felinos

0
612

Desde que vi o filme As aventuras de PI e fiquei sabendo que era um possível plágio do livro Max e os felinos de um autor brasileiro fiquei com muita vontade de ler esse livro e fazer a comparação, e quando surgiu à oportunidade de ler um livro para um desafio de um autor nacional já falecido optei por ele.

O livro é bem pequeno e li rapidamente, tem uma narrativa fluída e em terceira pessoa, conta a estória de Max, um jovem que sempre teve medo de um tigre empalhado que ficava em cima de seu armário. O início da trama se desenvolve em Berlim, Max acaba se envolvendo amorosamente com a esposa de um militar nazista e para escapar da morte ela consegue uma fuga para ele em um navio que está indo para o Brasil.

O navio que também levava animais acaba naufragando e Max se vê em um bote com um jaguar e terá que passar a enfrentar seus medos para sobreviver.

Gostei da estória, mas achei-a muito pequena, gostaria que tivesse mais páginas e fosse mais explorada, não cheguei a ler o livro A vida de Pi, somente vi o filme, mas pretendo ler em breve, mas é muito claro que Moacyr Scliar inspirou Yann Martel, porém cada livro tem uma mensagem e profundidade, para mim é apenas uma inspiração e não um plágio.

Recomendo a leitura a todos.

 Resenha de Danielle Peçanha, resenhista do Arca Literária e do Minhas Resenhas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here