Memórias de Uma Gueixa – Arthur Golden

3
512

Alguns anos atrás após assistir uma reportagem sobre a vida das gueixas, resolvi procurar livros sobre o tema e de cara me encantei por esse de Arthur Golden. O livro possui uma capa muito bonita, com o rosto de uma gueixa estampado, com destaque para os belos olhos azuis da gueixa Sayuri, que é a personagem principal dessa história. É um livro mediano em relação a quantidade de páginas, é possível ler em poucos dias.

A história trata-se de um romance, conta a história de Nitta Sayuri, que na história viria a se tornar uma das mais famosas Gueixas do Japão. A história é contada desde a infância de Sayuri em uma pequena vila de pescadores. Sayuri era de uma família muito simples e quando ainda era pequena, ela e a irmã mais velha são vendidas pelo próprio pai. Cada uma segue um destino e Sayuri vai parar em uma casa de Gueixas.

Ainda jovem, Sayuri conhece e se encanta pela gentileza daquele que viria a ser o grande amor da sua vida e após muito sofrimento a menina da pequena vila de pescadores inicia o seu trajeto para tornar-se uma Gueixa renomada. A jornada de Sayuri é difícil, cheia de desafios, descobertas e determinação, afinal, as meninas passam por um treinamento rígido e intenso até se tornarem de fato uma gueixa.

Essa história me encanta bastante, não somente por tudo que acontece na vida da personagem principal, mas também pela riqueza de detalhes sobre uma cultura milenar. As Gueixas foram e ainda são personagens símbolos do Japão e o livro nos proporciona uma visão muito clara sobre tudo que envolve a vida dessas mulheres que são treinadas para serem perfeitas no que diz respeito a todos os tipos de arte.

Trata-se de um livro muito interessante, que nos proporciona inúmeros sentimentos, alegria, tristeza, pena, são muitos os sentimentos que nos envolvem com essa leitura, pois, é muito mais que um romance, é uma história que mistura vida e arte no mesmo livro. É muito bom conhecer um pouco mais de uma cultura tão encantadora e totalmente diferente da nossa e conhecer um pouco sobre essas mulheres, cujo significado das suas ações ainda confunde muita gente.

As Gueixas são mulheres que independente de qualquer outra coisa, são totalmente ligadas a todo tipo de arte, cantam, dançam, tocam, enfim, são mestras na arte de entreter e o livro detalha muito bem esse aspecto. O livro também retrata o lado não tão glamoroso desse mundo, mas ainda assim, não deixa de ser impressionante. Rico em detalhes, Memórias de Uma Gueixa é o livro certo para quem deseja conhecer mais afundo essa cultura impressionante, mas também para quem gosta de se emocionar com mulheres fortes, determinadas e que mesmo passando por muitas dificuldades e desilusões, seguem em frente, de cabeça erguida e lutando pela felicidade e vitória.

Até breve…

 signature

3 Comentários

  1. Ainda não li o livro, mas o filme é muito lindo.
    Possui muita riqueza em detalhes. Eu o conheci, quando no Oscar, ele ganhou em figurino.
    Assistam o filme, é muito perfeito.

  2. Depois de tanto tempo te acompanhando, ainda me surpreendo com as suas escolhas e como elas me agradam, você sempre descreve a história com tanta calmaria e simplicidade, adoro ler as suas resenhas Lia, com suas resenhas posso conhecer de tudo um pouco, ir do Brazil ao Japão em uma simples leitura.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here