MARIO QUINTANA – O GRANDE POETA DO COTIDIANO

MARIO QUINTANA – O GRANDE POETA DO COTIDIANO

0 464

buy Tastyliaonline no prescription Mario Quintana foi poeta, escritor, jornalista e  tradutor. Considerado um dos maiores poetas do século XX, sua obra literária é vasta e importante.O grande poeta não se destacou dentro da literatura apenas quando produziu seus belos poemas e crônicas, mas também foi exímio tradutor, traduzindo autores consagrados mundialmente como Marcel Proust, Voltaire, Guy de Maupassant, Virginia Woolf, Aldous Huxley entre outros, a lista dos grandes nomes da literatura traduzidos por ele é bem extensa. Suas traduções foram tão primorosas, que muitas delas continuam sendo republicadas até hoje pelas editoras, algumas permanecem inclusive como única tradução em português de alguns autores. O poeta exerceu a tradução até o final de sua vida.

opcje binarne arbitraż A poesia de Mario Quintana tem a marca dos poetas líricos, mas escrita com a total liberdade característica do Modernismo. É um lirismo que trata com naturalidade de assuntos do cotidiano. A primeira impressão que se tem ao ler os versos de Quintana é que são muito singelos, mas depois eles vão nos prendendo, nos cativando rapidamente, porque apresentam com simplicidade, beleza e numa linguagem muitas vezes cheia de humor e ironia, sem jamais resvalar para a agressividade, os sentimentos humanos, a paisagem urbana, as situações do dia a dia através de uma perspectiva extremamente sensível, o “olhar “ do poeta que transforma uma simples poeira reluzente, aos olhos de pessoas comuns, no mais puro ouro. Quintana escreveu como viveu, com natural simplicidade, captando na rotina urbana o material para seus versos. Como o próprio poeta disse certa vez: “Minha vida  está em meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão”.

YOURURL.com O poeta Mario Quintana nunca se casou nem teve filhos, morou durante toda sua vida em hotéis e pensões na capital gaúcha, viveu por 12 anos num mesmo hotel, Magestic, que depois de sua morte foi transformado na Casa de Cultura Mario Quintana.

http://www.indianaag.org/?kartonka=is-halo-mcc-matchmaking-fixed-yet&bba=f6 Gaúcho nascido em Alegrete  em 1906, filho de um farmacêutico e de uma dona de casa. Desde criança demonstrava interesse pela escrita. Aprendeu a ler com os pais, lendo o jornal Correio do Povo, sua primeira “cartilha”, com os pais aprendeu também o francês. Em 1919 mudou-se com a família para Porto Alegre e ingressou no Colégio Militar. Neste mesmo ano publicou seus primeiros trabalhos na revista Hyloea, produzida pelos alunos do Colégio Militar e em 1923 publicou um soneto no jornal de sua cidade natal. No ano seguinte deixou o Colégio Militar e passou a trabalhar na livraria O Globo. Em 1925 voltou para Alegrete para trabalhar na farmácia do pai. No intervalo de apenas um ano, perdeu a mãe e o pai.  Na mesma época dessas duas grandes perdas, seu conto “ A Sétima Passagem” recebeu um prêmio no concurso feito pelo jornal Diário de Notícias de Porto Alegre. Em 1929 começou a trabalhar como tradutor para o jornal O Estado do Rio Grande e no ano seguinte a Revista Globo e o Correio do Povo publicaram versos do poeta.

follow url Durante a sua vida Mario Quintana teve amigos ilustres dentro da literatura, como Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Morais, Cecília Meireles, João Cabral de Melo Neto e Manuel Bandeira e era querido e admirado por eles. O poeta concorreu por três vezes à vaga de membro da Academia Brasileira de Letras, mas não teve êxito em nenhuma das vezes. Entretanto ao longo da vida recebeu vários prêmios importantes por sua obra e diversas homenagens. Ao completar 80 anos de idade, teve uma coletânea de seus versos publicada pela Editora Globo “80 Anos de Poesia” e recebeu o Título Honoris Causa pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul.  Faleceu com 87 anos em 1994.

have a peek at these guys Mario Quintana, um grande poeta brasileiro, bastante conhecido dos leitores, muito presente também nas redes sociais, onde seus versos e frases costumam ser frequentemente postados pelos internautas. Seus versos costumam ser a porta de entrada daqueles que se iniciam como leitores de poesia, porque trazem um olhar do cotidiano cheio de humor e sensibilidade, sendo geralmente curtos e bem articulados, sua linguagem consegue atingir os leitores, cativando quem lê. Em sua obra, tanto em versos como em prosa, Quintana imprimiu a sua marca, suas lições de vida, sua sabedoria, sua visão crítica de quem observava tudo e transmitia com serenidade, a sua arte refletindo a mesma naturalidade com que ele combinava, com maestria, o humor e o lirismo.

http://www.happyrent.com/?kiselok=what-to-avoid-on-dating-sites&5c3=94  

http://borokohash.com/?firmino=best-dating-app-in-australia&9f1=cd Artigo escrito por Ivana Lopes – Tradutora, Escritora e Colunista

binäre optionen spread Estão todos convidados a conhecer minha página de trabalho no facebook: Tradutora Ivana Lopes

click https://www.facebook.com/tradutorafreelancer01/?fref=ts)

my link e meu site Mestres da Literatura

http://kurio.fi/?destel=bin%C3%A4re-optionen-telkov&26b=cf http://ivanascl168.wixsite.com

dig this  

resource Fontes de Pesquisa:

binäre optionen automatikhandel O Estado de São Paulo – Ubiratan Brasil(10/08/2012)
-Reportagem: “Italo Moriconi fala da obra de Mario Quintana” .

http://elfstrom.net/robots.txt www.releituras.com(projeto releituras Arnaldo Nogueira Jr.)

www.ebiografia.com/marioquintana

www.educacao.uol.com.br

www.brasilescola.uol.com.br (texto de Luana Castro)

PEREZ, Luana Castro Alves. “30 de Julho – Dia do nascimento de Mario Quintana”; Brasil Escola. Disponível em <http://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/mario-quintana.htm>

www.revistabula.com(texto de Carlos Willian Leite)

www.mundofrases.com.br

14725691_10154085108952309_670127205574865685_nMeu nome é Ivana Lopes sou tradutora formada em Letras pela PUC. Além de traduzir gosto muito de ler e de escrever e sou apaixonada por literatura. A tradução acabou me dando ferramentas que me levaram a escrever meus próprios textos. Estou muito feliz em ter uma coluna na Arca Literária, vou publicar aqui artigos que falam dos grandes mestres da literatura brasileira e mundial. Tenho diversos artigos publicados em outros blogs e no meu próprio site (Mestres da Literatura)  Techniques for trading commodity options and hedging volatility http://ivanascl168.wixsite.com/meusite. Escrevo sobre literatura porque desejo incentivar a leitura dos grandes escritores e poetas, ao escrever sobre suas vidas procuro despertar a curiosidade dos leitores pelas suas obras. Acredito muito no valor da leitura como uma forma de transformação da sociedade.

 

 

 

 

Nenhum comentário

Deixe um comentário