LYGIA F. TELLES- A GRANDE ESCRITORA E SUAS OBRAS

0
649

A escritora Lygia Fagundes Telles nasceu em 1923 em São Paulo, filha de um advogado e de uma pianista, Lygia se formou em direito e em Educação Física, mas já na infância escrevia histórias em seus cadernos e lia para a família, demonstrando a sua vocação para as letras. Com 15 anos de idade publicou seu primeiro livro: Porão e Sobrado, um livro de contos.

A escritora nunca permitiu que esse primeiro livro fosse reeditado por considerar que sua escrita na época era prematura e que ele deveria ficar esquecido. Lygia considera o livro Ciranda de Pedra publicado em 1954 como o marco inicial de sua carreira. Esse livro, que foi aclamado pela crítica, foi adaptado para a TV como novela por duas vezes.

Enquanto cursava Direito ela se tornou membro do grupo de redatores das revistas Arcádia e XI de agosto e conheceu os escritores Oswald e Mário de Andrade. Foi também amiga de Carlos Drummond de Andrade e de Erico Veríssimo que a incentivaram a escrever.

Lygia Fagundes Telles é uma escritora brasileira conhecida e consagrada no Brasil e no exterior. Membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia Paulista de Letras e da Academia de Ciências de Lisboa. Seus livros já foram muitas vezes premiados aqui e em outros países. Em 2005 ela recebeu a maior honra que um escritor em língua portuguesa pode receber, o Prêmio Camões, pelo conjunto de sua obra.

Essa escritora premiadíssima, que aos 92 anos foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura e que já foi traduzida em várias línguas foi sempre extremamente atuante, além de escrever sempre participou de congressos, debates, conferências e seminários.

Lygia Fagundes Telles é uma grande escritora brasileira que vale a pena ser conhecida, por todos que  ainda não leram seus livros, e ter suas obras revisitadas por todos que já são seus leitores. Muito engajada em seu tempo, utilizando uma linguagem refinada, que pode ser chamada de poética, mas escrita em prosa, em seus romances e contos, ela aborda de maneira intimista e psicológica, temas urbanos e sociais, como a solidão, a liberdade, o envelhecimento e faz reflexões sobre o universo feminino. Em seus textos os fatos ficam em segundo plano havendo muitas vezes um monólogo interior dos personagens. Sua obra é extremamente atual, porque os assuntos que são objeto de seus livros continuam sendo do interesse de todos nós, no contexto onde estamos inseridos hoje, as nossas angústias, questionamentos, o papel da mulher em nossa sociedade, o desenvolvimento de nossa plenitude individual tão cerceada pela realidade política e social dessa nossa era tecnológica. Sua obra nos convida à reflexão de todos esses temas, nos ensina a ter um olhar para o nosso interior e a partir desse olhar entender e questionar o que nos cerca, tornando o leitor um agente transformador e participante de seu tempo.

Artigo escrito por Ivana Lopes – Tradutora, Escritora e Colunista

Estão todos convidados a conhecer minha página de trabalho no facebook: Tradutora Ivana Lopes

https://www.facebook.com/tradutorafreelancer01/?fref=ts)

e meu site Mestres da Literatura

http://ivanascl168.wixsite.com

 

Fontes de pesquisa:

Pontocritico.org>Espaço do Leitor-Bethânia Mota Calixto
www.academia.org.br
www.infoescola.com – texto de Ana Lucia Santana
escolavivabiblioteca.blogspot.com
blogentrenos.wordpress.com
Foto de Lygia Fagundes Telles (Livre Domínio Público)

 

14725691_10154085108952309_670127205574865685_nMeu nome é Ivana Lopes sou tradutora formada em Letras pela PUC. Além de traduzir gosto muito de ler e de escrever e sou apaixonada por literatura. A tradução acabou me dando ferramentas que me levaram a escrever meus próprios textos. Estou muito feliz em ter uma coluna na Arca Literária, vou publicar aqui artigos que falam dos grandes mestres da literatura brasileira e mundial. Tenho diversos artigos publicados em outros blogs e no meu próprio site (Mestres da Literatura) http://ivanascl168.wixsite.com/meusite. Escrevo sobre literatura porque desejo incentivar a leitura dos grandes escritores e poetas, ao escrever sobre suas vidas procuro despertar a curiosidade dos leitores pelas suas obras. Acredito muito no valor da leitura como uma forma de transformação da sociedade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here