Líder Empreendedor – Dave Ramsey

0
350

Existe uma vasta literatura que aborda a questão da liderança. Homens e mulheres que integram o ramo e com certa experiência, se dispuseram ao longo dos anos a teorizar sobre esse tema a fim de ajudar a tantas outras pessoas que também exercem o papel de liderar ou sentem-se inclinados a mergulhar nessa aventura.

 Dave Ramsey, no livro “Líder Empreendedor” (Editora Novo Conceito, 2014, 351 páginas) vai trazer algumas orientações e dicas de como vencer os desafios da liderança, mantendo uma equipe motivada, coesa, ciente dos seus objetivos. Traz também estratégias para de ações empreendedoras, que muito podem contribuir para o sucesso tanto do líder como de seus liderados.

 Vou destacar algumas partes:

 >Sonhos precisam ser colocados em prática. Ficar só na mente ou no papel de nada adianta. O objetivo não é só movido pelo sonho, mas pela ação.

 >Para ter sucesso e ser reconhecido, o líder deve possuir algumas características importantes: integridade, humildade, disciplina, lealdade, saber ouvir, prestatividade, ter carisma e ambição, ter visão.

 >O líder precisa inspirar os seus liderados, passar e viver a sua visão de forma que a sua equipe “compre a ideia” com a mesma determinação.

 >Atalhos podem ser perigosos no caminho que conduz à conquista. O bom líder precisa ter controle para que as coisas não saiam do eixo, não se percam em determinado momento.

 >Ele cita o renomado Stephen Covey (autor do excelente Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes) para falar sobre prioridades. O líder deve ter foco nas coisas importantes e urgentes, e nas que são importantes mas não tão urgentes. Aquelas não importantes, mas que possuem urgência devem ser delegadas. O que foge disso (não é importante nem urgente) deve ser descartado.

 Achei a proposta do livro boa. A verdade é que todo tipo de informação que agrega algum tipo de valor é útil para o nosso crescimento, nosso desenvolvimento. Todavia, considero a obra muito extensa, em certos  momentos cansativa, maçante. Conheço outros trabalhos com o mesmo propósito que possuem abordagens mais diretas, mais sucintas sem serem superficiais.

 Para quem seja da área, é possível que o livro lhe traga outra perspectiva. Aqui no Brasil a obra fez muito sucesso.

 Bem, fica a dica.

 signature

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here