Lançamento: Livro sobre adoção no Brasil: livro Filhos

0
1537

O advogado, fotógrafo e autor Eurivaldo Bezerra lança no dia 5 de maio, a partir das 19h, no Educandário Romão Duarte, no Flamengo, no Rio de Janeiro, o livro Filhos, onde apresenta histórias emocionantes de famílias que adotaram crianças e tiveram suas vidas transformadas. Por meio de retratos do fotógrafo Luiz Garrido e fotos do próprio autor, o livro ilustra a experiência de 40 pessoas que adotaram, entre artistas, empresários, porteiros, maquiadores, jornalistas, entre outros que dividiram suas emoções, aflições, esperanças, conquistas e intimidade, além de retratar a dura realidade de centenas de crianças que envelhecem sem um lar. O livro conta ainda com textos de expoentes de nosso país, como o Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro Siro Darlan, famoso militante em prol dos direitos da criança.
Com o objetivo de transformar a lei brasileira em uma lei mais ágil para as crianças, o autor mostra, a partir de sua própria experiência, que a adoção é um caminho efetivo para a paternidade e que milhares de vidas podem ser alteradas se agirmos com a urgência que elas merecem, questionando muitas vezes as leis de adoção no Brasil e a forma como é tratado o assunto. Além disso, retratando também os problemas como forma de sensibilização social para realizar verdadeiras mudanças e propor soluções.

Sobre o livro:
Atualmente existem cinco famílias para cada criança disponível para adoção, conforme os dados do Conselho nacional de justiça. Mas, por que estas crianças permanecem sem um lar? Por que envelhecem sem serem adotadas? Onde está a falha? Pensando em solucionar estas questões e provocar uma mudança no texto legal, o autor Erivaldo Bezerra decidiu criar o livro Filhos.
Atualmente, a lei estabelece que devam ser esgotados todos os meios possíveis para a reintegração da criança na família biológica ou extensa, mas não determina algum prazo razoável para que isto ocorra. Assim, mesmo que parentes não queiram a criança, os recursos são muito demorados e as crianças passam a envelhecer e perder grandes oportunidades em serem adotadas. Estamos mostrando que a adoção é um caminho efetivo para a paternidade, e que milhares de vidas podem ser alteradas se agirmos com a urgência que elas merecem.
Por isso, o autor reuniu histórias comoventes de 40 retratados no livro que compartilharam a alegria e os anseios da adoção, desde artistas, maquiadores, porteiros, até garçom e jornalistas. Todos abraçaram um ideal e participaram do livro. Entre eles, estão a apresentadora Astrid Fontenelle, a cantora Elba Ramalho, o ator Marcello Antony, as atrizes Drica Moraes e Maria Padilha, o jornalista Gilberto Scofield Jr. e o cineasta Roberto Berliner, que dirigiu “Histórias de Adoção”, a série documental de 13 capítulos que acaba de estrear no GNT e que vai contar a história de várias famílias que adotaram, entre elas vão estar alguns dos personagens do livro Filhos, de Eurivaldo Bezerra.
Além dos retratos do fotógrafo Luiz Garrido e das fotografias de Erivaldo Bezerra, o livro conta ainda com a obra “Julia Margaret Cameron (pictures of junk-2004)” do artista plástico Vik Muniz, que apoiou a causa e cedeu a imagem que retrata uma criança feita com mini brinquedos coloridos. O autor relacionou a imagem ao tema do livro, onde reflete sobre o verdadeiro significado da arte de viver: “A transformação da coisa bruta em arte. Assim é a adoção de nossas crianças. Abandonados à sua própria sorte, sem a certeza de um futuro promissor, e que após encontrarem uma verdadeira família, são transformados em Arte”.

Sobre o autor:
image005Após 20 anos trabalhando como advogado, Eurivaldo Neves Bezerra decidiu que deveria mostrar o mundo através de um olhar mais inovador. Através da fotografia, passou a idealizar, criar, gerenciar e produzir obras fotográficas com o objetivo de transformar a realidade em algo melhor, e batizou como Fotografia de Transformação Social. Sócio da empresa EB Estúdio Brasil, já publicou os livros “Arpoador, Meu Amor”, “Vida nos Trilhos”, “Estácio 45 anos”, e “Multiplicadores Sociais”.
A partir de sua experiência pessoal, Eurivaldo, que se tornou pai de gêmeos com oito dias de vida, depois de cinco anos tentando, não compreendia porque o processo de adoção no Brasil levava tanto tempo e resolveu investigar o assunto. Acabou descobrindo que milhares de crianças passam anos a fio nos abrigos sem encontrar um lar que as acolha e que lhes dê amor. Soube que estas crianças “envelhecem” à espera de um processo burocrático que as condena ao abandono, ao invés de mudar suas vidas para algo que poderia ser bem melhor. E ainda percebeu que a lei busca, de forma por vezes insana, recolocar estas crianças em suas famílias biológicas, mesmo que elas não tenham vontade, interesse, necessidade ou amor por seus filhos. E através da fotografia, decidiu revelar ao mundo como a adoção pode transformar vidas, e como uma ação pode gerar uma verdadeira revolução.

Serviço
Lançamento do livro Filhos
Data: 5/5/2016 (Quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Educandário Romão de Mattos Duarte – Rua Paulo VI, nº 60 – Flamengo – Rio de Janeiro
Tel.: (21) 2558-7961

Informações do Livro:
Livro: Filhos
Autor: Eurivaldo Bezerra
Retratos: Luiz Garrido
Fotografias: Eurivaldo Bezerra
Tradução: Liliane Bastos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here