Katya Forti

0
555
  1. Fale-nos um pouco de você.
    Sou Katya Forti, autora de Americana – SP. Apaixonada por leitura, canalizo aquilo que sinto e vivo em meu cotidiano, dando dimensão através das palavras.
  2. O que vc fazia/faz além de escrever? De onde veio a inspiração para a escrita?
    O oficio de escrever surgiu paralelamente. Desde a infância, aprecio a literatura, e esta inclinação me levou ao exercício do Magistério. Lecionando por alguns anos, onde despertei nos alunos este mesmo desejo.
  3. Qual a melhor coisa em escrever?
    Ser uma multiplicadora de emoções. Portadora da palavra que traz sentido aos que se dedicam a se abastecer nesta inesgotável fonte de sentimentos canalizados por meio das letras.
  4. Você tem um cantinho especial para escrever?
    Não exatamente. Sempre que surge um pensamento surge, procuro anotar, para que não se perca. E na ocasião oportuna, me dedico a dar expressão a ele.
  5. Qual seu gênero literário? Já tentou passear em outros gêneros?
    Um universo que me encanta por sua multiplicidade. Ali me encontro livre para conduzir e elaborar os pensamentos, opiniões e conduzir os leitores a uma oportunidade de reflexão. Já me permiti experimentar outros estilos. Contudo, sem sucesso.
  6. Fale-nos um pouco sobre seu(s) livro(s). Onde encontra inspiração para título e nomes dos personagens?
    Tenho três livros publicados. O primeiro deles ALMA EM FLOR (2006). CRONICAS. O segundo o INFINITO É LOGO ALI… (2011) UM ESTUDO VOLTADO AO AUTO CONHECIMENTO. e em 2016, publiquei E AS ANDORINHAS DECIDEM VOAR… Este terceiro livro está apaixonante, pois se trata de minha primeira ficção. Conta a historia de um biólogo que vai se empenhar em descobrir a cura do C.A. (Câncer). A primeira coisa que me vem é o título. Eis o meu ponto de partida. Inclusive dos artigos semanais que publico há 11 anos no Jornal O Liberal, na página 02, na cidade de Americana – SP.
  7. Qual tipo de pesquisa você faz para criar o “universo” do livro?
    Depende muito do tipo de proposta da temática a ser abordada. No caso do terceiro livro, consultei vários sites de pesquisa científica, situando o leitor no tempo e no espaço, citando as descobertas e recentes avanços da ciência neste sentido.
  8. Você se inspira em algum autor ou livros para escrever?
    Gosto muito de Jorge Amado e Graciliano Ramos. Um livro que me encanta a cada vez que leio – SÃO BERNARDO. Amo de paixão. Já li diversas vezes, em diferentes etapas de minha vida e todas as vezes me surpreendo.
  9. Você já teve dificuldade em publicar algum livro? Teve algum livro que não conseguiu ser publicado?
    Tive sim. O mais recente livro, foi editado, pois recorri a muitas almas de bem, (amigos próximos), que adquiriam um exemplar do livro anterior. Assim consegui obter o recurso. Mas no meu caso, a maior dificuldade reside na distribuição dos exemplares. Não tive editoras que fizessem esse trabalho. Não tenho distribuidores, e todas as andorinhas estão comigo.
  10. O que você acha do novo cenário da literatura nacional?
    Muitos títulos, pouco conteúdo. Prejuízo emocional incalculável para a geração de leitores que esta surgindo a cada dia.
  11. Recentemente surgiram vários pessoas lançando livros nacionais, uns são muito bons, outros nem tanto, outros são até desesperadores, o que você acha sobre este boom?
    Para muitos eu acredito que falta uma orientação de um bom revisor,pois não basta apenas ter o desejo de colocar as ideias no papel. Necessário dar a elas, um direcionamento.
  12. Qual sua opinião sobre os preços elevados dos livros nacionais?
    Fora da realidade. Como autores, sabemos o valor de nosso trabalho, por nossa dedicação em relação as pesquisas, as horas despendidas para que o fruto de nossas reflexões, possa chegar aos leitores. Neste momento, me deparo com isso. Por apenas R$ 15,00, disponibilizo o livro. Se colocar um custo acima disso, mesmo sabendo que ele vale muito mais do que R$ 15,00, não tem adesão.
  13. Qual livro você falaria: “queria ter tido esta ideia”?
    A CULPA É DAS ESTRELAS.
  14. Se tivesse que escolher uma trilha sonora para seus livros qual seria? (nome da musica + cantor)
    Andanças – BETH CARVALHO.
  15. Já leu algum livro que tenha considerado “o livro de sua vida”?
    EM ALGUM LUGAR DO PASSADO ; SÃO BERNARDO.
  16. Você tem novos projetos em mente? Se sim, pode falar sobre eles?
    Meu projeto inicial consiste em me dedicar inteiramente para que estas andorinhas possam cruzar o céu do Brasil. Para que esta mensagem de esperança da cura das almas, possa transformar muitas vidas, como vem acontecendo aqui em Americana.
  17. Você acompanha as críticas feitas por blogueiros nas redes sociais? O que você acha sobre isso?
    Pra ser sincera, não acompanho muito. Mas em alguns casos, percebo que falta sensibilidade por parte de quem analisa uma obra, no sentido de adentrar na alma do livro, que neste caso, vem a ser a alma do escritor, e a maneira como ele elabora suas ideias.
  18. Se pudesse escolher um leitor para seu livro (escritor, alguém que admire) quem seria?
    Renato Russo. Admiro imensamente, pela sensibilidade de tua alma. Incondicionalmente, meu ídolo, por toda a existência.
  19. Qual a maior alegria para um escritor?
    Sem duvida, ver que todo o seu empenho e dedicação valeram a pena. Constatar que sua criação literária, esta transformando vidas. E por consequência de tudo isso, ter o reconhecimento dos leitores que o admiram.
  20. Deixe uma mensagem a nossos leitores e para aqueles que estejam iniciando no mundo da escrita literária.

    Mesmo com tanta tecnologia ao alcance de todos, que nossas mãos, tenham a felicidade de segurar um bom livro, ao invés de um celular ou tablet. Que tenhamos o discernimento para fazer bom uso dos recursos virtuais, porem não permitindo que feneça, dentro de nosso ser, o amor incondicional pela leitura. O livro físico, jamais vai ter a bateria descarregada, e seguirá conosco, onde quer que estejamos. Na bolsa, na mala de viagem, no trajeto de nossa casa ao local de trabalho, dentro do ônibus.

 Quer ser entrevistado por nossa equipe? Clique aqui!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here