Joice Lourenço

1
835
  1. Nos fale um pouco de você.

Hum… Sou escritora, blogueira, sou animada, tenho mil e uma ideias na minha cabeça. Amo estar com meu esposo, família e amigos. E desejo profundamente que meus livros despertem o coração das pessoas.

  1. O que vc fazia/faz além de escrever? de onde veio a inspiração para a escrita?

Além de escrever, faço biscoitos com meu pai, sou blogueira, trabalho com capas de livros e diagramação.
A inspiração, acredito que possa vir de qualquer lugar. Por exemplo; esses dias estava andando de carro e parei no semáforo. Enquanto observava um artista de rua fazer o que sabia fazer muito bem, e o jeito engraçado como ele sorria após receber um troquinhos, já me inspirou a escrever um conto.
Se observarmos ao nosso lado e olharmos as coisas rompendo a barreira do impossível, podemos escrever história realmente encantadoras.

  1. Qual a melhor coisa em escrever?

Tornar os nossos sonhos reais. Inventar mil histórias, superando a barreira do impossível, tornando aquilo que precisamos. Sempre aprendemos quando escrevemos. É algo mágico, único, poder sentar e começar a escrever um novo mundo.

  1. Você tem um cantinho especial para escrever? 

Na verdade não rsrs

Uso a sala, a mesa da cozinha, o meu quarto, o lugar de trabalho, se viajo levo um caderno e escrevo por lá. Acho que sou a pessoa mais desorganizada nesse sentido rsrs

  1. Qual seu gênero literário? já tentou passear em outros gêneros?

Escrevo romance com aquele toque de drama e mistério que tanto gosto.
Já pensei, na verdade, comecei a escrever um suspense e também um de fantasia que está para ser finalizado.

  1. Fale-nos um pouco sobre o livro “Simplesmente ame”.

É uma história linda. Quando comecei a escrever não esperava que a história seria exatamente assim. Como posso dizer, no tempo certo as peças e ideias da história foram se encaixando. Sou apaixonada por essa história!

Vou deixar a sinopse dela para vocês terem uma ideia. Mas posso dizer, que tem muitos surpresas totalmente inesperadas na história.

SINOPSE:Melissa leva uma vida sem grandes emoções, enquanto vive praticamente escondida atrás do balcão da sorveteria em que trabalha. Mas, quando menos espera, a própria vida resolve lhe sorrir e a coloca frente a frente com Érique. De início, ele não parecia ninguém importante, mas, em pouco tempo, os braços fortes e acolhedores daquele rapaz passaram a ser o único refúgio de Melissa. No entanto, as coisas não saíram como ela planejava. Depois de tantos acontecimentos estranhos e inesperados, as armadilhas do destino acabaram separando o casal. Por que, de repente, tudo começou a desmoronar e nada mais parecia fazer sentido? Melissa precisava de respostas, mas ninguém, absolutamente ninguém as queria dar, e ela não sabia mais com quem contar. Estava rodeada de segredos e mistérios. Afinal, o que estava acontecendo?

“Um livro envolvente, emocionante, cheio de aventura e mistério. Impossível não gostar”. Gleize Costa, autora de “Eu te olhava pela janela”

  1. Onde encontra inspiração para os nomes dos personagens?

Gosto de pesquisar os nomes e achar um que tenha a ver com a personalidade do personagem. Se o acho, fico analisando se gostou ou não rsrs Acho que isso ajuda muito na construção dos personagens.

  1. Qual tipo de pesquisa você faz para criar o “universo” do livro?

Tento descobrir mais sobre o tema central da história e também como as pessoas agem em determinadas situações. Em alguns livros falo sobre a gravidez quando solteira. Fiz uma pesquisa e fiquei surpresa com as histórias que lia. A partir dali coloco meu coração no personagem para tentar passar no caderno tudo o que ele sente.

  1. Você se inspira em algum autor ou livros para escrever?

Desde a adolescência minha inspiração foi a Robin Jones Gunn. Atualmente, além dela, gosto demais das histórias e das escritas da Lycia Barros, Samanta Holtz e Gleize Costa.

  1. Você já teve dificuldade em publicar algum livro? Teve algum livro que não conseguiu ser publicado?

Como sou independente, publico tranquilamente. O problema é no começo, quando o povo ainda não conhece o seu livro e até você, como autor. Então começa uma maratona de divulgações. As vezes o processo é lento, outras já me surpreendi. Cada livro lançado é uma história diferente!

  1. O que você acha do novo cenário da literatura nacional?

Quem diria que hoje estaríamos com esse cenário, cheio de autores nacionais. A Amazon explodindo na vende de seus ebooks, e as editoras lançando cada vez mais autores nacionais.  É bom ter essa abertura!

  1. Recentemente surgiram vários pessoas lançando livros nacionais, uns são muito bons, outros nem tanto, outros são até desesperadores, o que você acha sobre este boom?

Apesar da porta estar bem aberta, acho que é preciso um cuidado nessa área. Existem muitos livros bons, com certeza, ao mesmo tempo, já comecei a ler livros que sinceramente, não dava vontade de continuar. As vezes o autor fica no desespero de querer publicar e manda como está. Acho que é preciso ter um cuidado muito grande nessa hora. Entendo que a ansiedade bate à porta, mas é preciso respirar um pouco, pois você pode estragar o seu nome lançando um livro que ainda não está preparado para os leitores.

  1. Qual sua opinião sobre os preços elevados dos livros nacionais?

Francamente, desanima comprar livros nacionais desse jeito.

  1. Qual livro você falaria: “queria ter tido esta ideia”?

“Amor de redenção”. Me apaixonei perdidamente por essa história. É incrível!

  1. Se tivesse que escolher uma trilha sonora para seus livros qual seria?

Raridade – Fernando freire. Uma música linda!
https://www.youtube.com/watch?v=i6TFD9fIAGY

  1. Já leu algum livro que tenha considerado “o livro de sua vida”?

Não estou lembrada de nenhum no momento.

  1. Você tem novos projetos em mente? Se sim, pode falar sobre eles?

Projetos é comigo mesmo rsrs
Tem um em especial, alias, vários. Mas um que estou começando e que vai atingir muitas pessoas. É o projeto “Livros que despertam” que venho divulgando nas redes sociais. A ideia é fazer parceria com diversos blogs para fazer o Book Tour apenas com livros que despertam, que toquem o coração das pessoas de forma profunda. Romances de superação e por aí vai. Tudo nessa linha!
Conversando com uma autora muito querida, descobrimos a necessidade dos leitores de lerem algo assim, então surgiu a ideia do projeto. Estou muito feliz com o feed back.

Além desse super projeto tenho três livros que pretendo escrever esse ano. Ao menos dois, se Deus quiser, irei lançar. Um deles é o terceiro volume da série “Simplesmente ame” e outro é algo muito especial, um desafio para mim.

Ansiosa para ver o que vocês acharão deles.

  1. Você acompanha as críticas feitas por blogueiros nas redes sociais? o que você acha sobre isso?

Acompanho pouco, devido aos meus trabalhos.
Críticas são boas para procurarmos melhorar cada vez mais, afinal, ninguém é perfeito e nunca será. No entanto, acho que é preciso cuidado ao falar, usar palavras certas para não ferir ou julgar alguém. É sempre bom o uso do bom senso, tanto da parte do blogueiro como do escritor.

  1. Se pudesse escolher um leitor para seu livro (escritor, alguém que admire) quem seria?

Robin Jones Gunn e Lycia Barros.

  1. Qual a maior alegria para um escritor?

Ver suas histórias conquistando o coração dos leitores, ver a vida deles serem despertada por causa dos seus  livros. Saber que você fez a diferença é a maior alegria para um escritor.

  1. Deixe uma mensagem a nossos leitores e para aqueles que estejam iniciando no mundo da escrita literária.

Ler é incrível, ser transportadas para novos mundos é fantástico. Pode fazer parte disso como escritor é um sonho realizado. Meus queridos, jamais desistam de seus sonhos. Sonhe, planeje, batalhe, aprenda e principalmente, seja humilde em tudo o que faça. Não estamos sozinhos nesse barco, precisamos de todos ao nosso lado. Nunca conseguiremos nada na vida, sozinhos.

Um comentário

  1. Sou muito fã dessa autora maravilhosa! E fiquei muito feliz por ver meu nome sendo citado. rsrs.
    A Joice é muito talentosa e os livros dela são inesquecíveis! ? ? ?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here