Implacável Sedução, Inexorável Solidão – Christian Petrizi

0
527

Esse livro escrito Christian Petrizi é um suspense e tem 108 páginas, com letras bem grandes e de fácil leitura, a capa é bonita e de boa qualidade e as páginas são amarelas e fáceis de manusear. Publicado pela Cultura em Letras Edições, tem diagramação e a revisão literária bem feita e as páginas em preto e branco que dividem as partes do livro, ficaram bem bonitas. A história é dividida em cinco partes e cada uma delas é precedida por um poema, música ou por uma frase de Poirot, o famoso detetive das histórias de Agatha Christie.

O livro Implacável Sedução, Inexorável Solidão é baseado em fatos reais em um crime que aconteceu na Argentina, em 2005, e o autor o utilizou como inspiração para construir uma ficção/suspense, mas que tivesse tema no universo brasileiro, no Rio de Janeiro, no ano de 2015. À medida que vamos lendo, vamos percebendo através da verdade e da possibilidade, os perigos aos quais estamos expostos quando se navega pela internet, principalmente nas salas de bate papo e seu universo cheio de mentiras e desilusões.

Christian Petrizi escreveu o livro retratando um tema bastante pertinente para os dias atuais. A obra literária chama a atenção para os relacionamentos que atualmente são mais fáceis e cômodos pela internet, mas que vem sempre precedidos de problemas e nuances desconhecidas. Narrado em terceira pessoa, o leitor tem acesso ao que acontece a Carlos e Leonardo, que se conhecem e no primeiro encontro trocam confidências sobre as decepções e dificuldades que enfrentavam. De tais confidências surge uma afinidade grande. Decidem sair do Rio de Janeiro e iniciar uma nova vida juntos em Montevidéu na Argentina.

O autor traz à tona, o passado dos personagens principais, de forma que nem tudo é como parece. A narrativa acontece de forma ágil e com linguagem simples. O autor conta a história, sem rodeios, de uma forma bem objetiva, o que para mim, deixa a desejar em alguns momentos. Em contrapartida, a cada peça que vai se juntando ao quebra-cabeça na história, mais surpresas vão surgindo e percebemos que cada acontecimento tem uma razão e apesar do acaso ser uma constante neste livro, e de ser baseado em fatos reais, o autor conseguiu construir um final interessante e transformá-lo em um suspense que dá vontade de descobrir o final  e se surpreender com a narrativa.
Implacável Sedução, Inexorável Solidão mostra o lado inimaginável e sombrio dos relacionamentos virtuais. Acho que alguns de nós, já ouvimos uma história de pessoas que se conheceram pela internet e que tenha acontecido de maneira semelhante. As últimas páginas são surpreendentes e quanto você pensa que é um livro que não irá te deixar novas impressões, ele te pega de surpresa. Eu achei um livro muito curto, mas que apesar de uma narrativa bem enxuta, consegue atingir seu objetivo, que além de proporcionar o prazer da leitura, nos surpreende com os pensamentos que tudo isso poderia ter acontecido próximo de você.

O importante é que deixa uma mensagem sobre a percepção e a verdade do ser humano, pois em algum momento, a real identidade é revelada e o pano cai, deixando o teatro em segundo plano. O mais interessante em uma temática dessa, é a similaridade com a vida cotidiana.  O tema deixa claro que a linha que separa a realidade da ficção é muito tênue. Em linhas gerais, gostei da leitura desse livro que é de fato mais objetivo, mas nem por isso menos interessante. Recomendo como um passatempo que cumpre à que veio, de forma simples e de leitura agradável.

Resenha de Alessandra Mhorgana, resenhista do Arca Literária

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here