Império do Caos – Pepe Escobar

0
701

O renomado e internacionalmente conhecido jornalista Pepe Escobar nos apresenta “Império do Caos”, reunião de mais de 80 artigos seus publicados entre os anos de 2009 e 2014. Lançado este ano no Brasil pela Editora Revan, o livro possui 462 páginas de muito conteúdo, e conteúdo de qualidade. Um “prato cheio e saboroso” a ser degustado pelos(as) leitores(as), principalmente aqueles(as) que possuem interesse em geopolítica e relações internacionais.

Sua vasta experiência de atuação nos Estados Unidos, Europa e Ásia faz de Escobar alguém que possui credibilidade para escrever sobre temas por vezes complexos com propriedade; ao mesmo tempo utiliza a linguagem que torna acessível a compreensão dessa complexidade.  Além disso, os seus textos apresentam doses de sagacidade, acidez, humor.

Entre os temas tratados, a obra faz menção a “guerra contra o terror”, ações desenvolvidas pelos Estados Unidos na era Bush e que tem sua continuidade durante a gestão do Obama. São vários os textos que fazem alusão a esse assunto. O relacionamento entre os EUA e a OTAN é abordado de forma crítica. O autor considera a organização como “viajante global que pode acabar morta por acreditar nas adivinhações de Washington” e que o governo estadudinense é “uma loja de doces da OTAN”.

A disputa das grandes potências pelo domínio das fontes de energia e do petróleo é chamada de “oleodutostão”. Traz reflexões sobre grupos como o Jihad, o Taliban. Comenta a “eficácia” de alguns tratados de paz acordados por líderes que desejavam tudo, menos paz.  Menciona certas alianças políticas e ou econômicas envolvendo nações como Irã, Rússia e China.

Por falar nos chineses, o avanço econômico asiático não passa despercebido nos textos do Pepe Escobar. Ele enfatiza que o crescimento dos “Tigres Asiáticos” era algo que se desenhava e não tardaria a acontecer. Mostra como essa economia emergente afetou e pode afetar as outras economias do mundo.  Destaca, em outros momentos a integração dos países do BRIC’S e sua real efetividade dentro de cada membro.

Antes do início propriamente dito, podemos encontrar uma “lista de abreviações” contendo o significado das diversas siglas que aparecem ao longo de todo o trabalho.

Resenha de Renato Neres, resenhista do Arca Literária

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here