História bizarra da literatura brasileira – Marcel Verrumo

0
785

Você sabia que a carta de Pero Vaz de Caminha não foi o único relato sobre a travessia de Portugal para o descobrimento do Brasil e que na carta ele pede para que o rei perdoe os delitos de seu genro?

Não????? Nem eu! (risos)

Essa e outras curiosidades estão no livro Histórias Bizarras da Literatura Brasileira, mais uma parceria da Arca Literária com a Planeta.

O livro em pequenas histórias de poucas páginas em cada capítulo, algumas chegam a 3 ou 4 páginas, são um prato cheio para as pessoas que como eu não conhecem a fundo a história dos autores brasileiros.
Calma, espera aí, deixa eu me chicotear… slap slap slap

Confesso, como historiadora, o meu preconceito com livros de história escrito por jornalista mas estou dando minha cara a tapa, o livro é maravilhoso.

História Bizarra conta desde o descobrimento até os mais atuais algumas histórias de vida e morte de alguns autores.

A mais perturbadora para mim foi a de Euclides da Cunha. É do saber de todos que Euclides da Cunha foi morto por Dilermano, amante de sua mulher, mas o que eu não sabia era como isso aconteceu, detalhes, endereços, números de tiros e desfecho dessa história. Realmente incômoda!

O livro tem a capa que chama muita atenção, uma ilustração de alguns famosos autores da literatura brasileira e outros menos conhecidos, eu um desenho rico de detalhes e cores. Meu filho de 4 anos ficou encantado, perguntando quem era cada um dos personagens da capa e pedindo para eu explicar quem era.
Por se tratar de histórias rápidas a leitura não fica cansativa, dando prazer a leitura e aguçando a curiosidade a cada página.

Um detalhe surpreendente é que todos os capítulos são repletos de referências bibliográficas dos autores personagens das histórias e mencionados, quando se trata de algum estudo sobre o autor, em notas de rodapé ou notas de final de capítulo.

A cada capítulo eu anotava um ou outro nome para continuidade as minhas leitura, resultado, uma lista de mais de 20 livros para comprar. Sorte que essa semana tem Bienal no Rio de Janeiro e a minha listinha será muito bem vinda nos meus passeios por lá.

Se você, como eu, é curioso sobre a história, super recomendo esse livro.

signature

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here