Gringos On Line – M. S. Dehlia

0
406

Sempre que um livro está sendo escrito, é comum o autor colocar um pouco de suas experiências na obra, sua visão do mundo, características próprias. Gringos On-line tem muito da Dehlia, mas não é uma autobiografia, apesar de notarmos que a linha tênue que separa a realidade da ficção, às vezes desaparece.

 Mariam é uma brasileira que acabou de sair de um divórcio complicado; por enquanto, seu coração está fechado para balanço, não pretende se envolver com alguém tão cedo. Em visita a sua irmã em Londres, a nossa divertidíssima protagonista encontra nos sites de relacionamento um meio de treinar o seu inglês. Ela não queria saber de encontros amorosos, mas depois de conversar com alguns gringos, ela resolve arriscar um pouco.

 No começo, cada capítulo retrata um encontro diferente, passando do louco com pinta de psicólogo, ao apaixonado que escrevia para Mariam pensando na ex-mulher morta, ou o fofo amigo Bear. Depois de conhecer diversos pretendentes pelo site, ela começa a ganhar certa experiência e reconhecer quando está sendo enganada, o que faz com que ela se livre de boas furadas. Parte do livro que pode ser encarada de forma um pouco preconceituosa, mas em nota ao final do livro, a autora esclarece esse ponto.

 Além do desejo de fazer um curso de inglês na terra da rainha, Mariam aproveita para curtir um pouco de suas irmãs e a sobrinha linda. Sua amiga Sam, que atualmente mora na Alemanha com o marido, manda uma mensagem desesperada precisando de sua ajuda, caso de vida, ou morte. Em meio a tantos amores e dramas, um tal de A.M. começa a lhe mandar mensagens questionando a imagem do seu perfil, depois de alguns encontros frustrados ela trocou sua foto pela cena clássica da animação A dama e o vagabundo.

 Depois de inúmeras mensagens, ela, enfim, resolve responde-lo; inicialmente um homem estranho e insistente, mas com o tempo ele mostra o cavalheiro que é; um homem culto, educado, romântico, um verdadeiro príncipe de contos de fada. Aquele homem másculo que está sempre surpreendendo, e que não tem medo de bancar o ridículo. Tão amado que mereceu a dedicatória do livro, mas não é uma autobiografia da Dehlia, haha.

 O livro é divertidíssimo, a história é bem leve, com uma linguagem informal, cheia de gírias que te deixa com a impressão que a Mariam está sentada ao seu lado contando todas as suas aventuras e rindo das bizarrices que ela encontrou por lá.

Um ponto bem forte no livro, é que a autora faz uma descrição da cidade e dos costumes londrinos, citando algumas curiosidades que te deixa com muita vontade de arrumar as malas e ir pescar um A.M. na terra da rainha.

*****

M. S. Dehlia é formada em direito, tem 3 filhos, aventureira, adora bicicletas e viajar. Gringos On-line é seu primeiro livro, mas já escreveu Anjo Vendido e está trabalhando na continuação de Gringos On-line.

__________________

Resenha desenvolvida por Neyara Furtado, resenhista do Arca Literária e do Blog Capsula de Banca

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here