Grandes Feiras Literárias

0
1150

Muitos escritores e leitores têm suas agendas lotadas de eventos literários, escritores querendo aparecer e leitores querendo ver.

Eu, como escritora, não gosto muito de eventos assim, sou mega antisocial, mas como leitora eu gosto muito de ir, ver as novidades, pegar marcadores de página para minha coleção e sentir o clima capitalista que ronda o mercado editorial. Essa é a grande verdade.

Eu sei que, como escritora sem o apoio de uma mega editora, para vender muitos livros, deveria estar “pipocando” em tudo que é evento possível para garantir visibilidade, mas não gosto disso. A grande verdade é que não me sinto bem me expondo muito. Então dedico meu tempo ao meu trabalho de ghost writer e assessoria editorial e nas horas vagas (míseras e noturnas) eu escrevo e me relaciono com meus leitores através da mídia online. É pouco, mas é o que consigo fazer, afinal moro depois do fim do mundo (rsrs).

E assim vamos tocando a vida. Mas, como eu disse, como leitora adoro uma boa feira literária. Então eu fiz uma lista básica das feiras literárias nacionais para o caso de alguém não ter inserido uma delas em sua agenda.

 

ANOTA AI!

Algumas feiras são clássicas, variando levemente de dia ou mês do ano, mas em geral, sendo na mesma época todo ano ou a cada dois anos.

Bienal do Livro – como o nome já diz (bi – enal) acontece a cada dois anos.

No Brasil temos:

Bienal do Livro em São Paulo (São Paulo) – a última foi em 22 a 31 de agosto de 2014, a próxima será em 2016. Você tem sugestões para a próxima Bienal do Livro em São Paulo? Envie um e-mail para sugestaobienal2016@cbl.org.br

Bienal do Livro no Rio de Janeiro (Rio de Janeiro) – a última foi em 2013. A próxima será de 3 a 13 de setembro de 2015. Informações e dúvidas: www.bienaldolivro.com.br.

Anos pares em São Paulo, anos ímpares no Rio de Janeiro.

Bienal do Livro em Minas Gerais (Belo Horizonte) – está acontecendo de 14 a 23 de novembro de 2014 – a próxima será em 2016. Informações e dúvidas: www.bienaldolivrominas.com.br

Bienal do Livro do Amazonas (Manaus) – a primeira aconteceu em 2012 e a segunda deveria ser esse ano, 2014, mas ainda nada foi noticiado.

Bienal do Livro no Distrito Federal (2ª Bienal Brasil do Livro e da Leitura) aconteceu em abril de 2014 e a próxima será em 2016.

Bienal do Livro no Ceará (XI Bienal Internacional do Livro do Ceará) – acontecerá do dia 6 ao dia 14 de dezembro de 2014 e a próxima será em 2016.

Bienal do Livro de Pernambuco – a última aconteceu em 2013. A próxima acontecerá dos dias 2 a 12 de outubro de 2015 (Recife).

Bienal do Livro em Alagoas – a última foi em 2013 e a próxima será entre os dias 20 e 29 de novembro de 2015.

Bienal do Livro em Goiás (Goiânia) – a última aconteceu em abril de 2104 e a próxima será no mesmo mês do ano de 2016.

Bienal do Livro na Bahia (Salvador) – a última aconteceu em 2013 e a próxima será em 2015 por volta do mês de abril.

 

FEIRAS ANUAIS

 

Porto Alegre (RS) – 60ª Feira do Livro de Porto Alegre aconteceu do dia 31 de outubro ao dia 16 de novembro. A próxima acontecerá no mês de outubro de 2015.

FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty – todo ano no mês de julho-agosto.

Pernambuco – Fliporto – Festa Literária Internacional de Pernambuco – a ultima aconteceu dos dias 13 a 16 de novembro de 2014 em Olinda. A próxima será em 2015, por volta do começo de novembro.

 

 

Feiras Literárias em 2015

Feira Literária de Itanhaém (SP) – Janeiro

Feira do Livro de Tramandaí (RS) – Fevereiro

Feira Literária do Boqueirão (PB) – Março

Flipoços – Feira Nacional Do Livro De Poços De Caldas (MG) – Abril

Feira Catarinense do Livro (SC) – Maio

Festa Literária de Pirenópolis (GO) – Maio

Festpoa – Festa Literária De Porto Alegre (RR) – Maio

Festa Literária de Santa Teresa (RJ) – Maio

Feira Pan-Amazônica do Livro (PA) – Maio

Festival Internacional de Poesia do Recife (PE) – Maio

Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto (SP) – Junho

Feira do Livro de Gramado (RS) – Junho

Felit – Festival de Literária de São João Del Rei (MG) – Setembro

Londrix – Festival Literário de Londrina (PR) – Setembro

Feira Internacional do Livro de Foz do Iguaçu (PR) – Setembro

Fórum das Letras de Ouro Preto (MG) – Outubro

Flica – Festa Literária Internacional de Cachoeira (BA) – Outubro

8ª Felis – Feira do Livro de São Luís (MA) – Outubro

É isso, queridos leitores. Temos outras feiras literárias em vários estados brasileiros, mas acredito que as acima citadas são as mais divulgadas, não as mais importantes, pois a importância de cada uma delas é muito subjetiva para quem avalia, mas são as que apresentam um maior leque de divulgação, presença de autores e destaques literários.

DIVIRTAM-SE!!

Rô Mierling

Escritora – Ghost Writer – Assessoria editorial

www: romierling.recantodasletras.com.br

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here