Gaia: A Roda da Vida – Telma Brites Alves

0
364

Gaia é uma história cheia de mistérios a serem desvendados. O livro possui o nome da protagonista da história, uma jovem que aos sete anos ficou órfã de mãe devido a um acidente aéreo cercado de mistérios. Gaia, passou a  viver em um Iate com o cozinheiro Totof e Nana, uma mulher que ajudou na criação de Gaia e passou a criá-la depois que a mesma perdeu a mãe.

Nove anos depois, Gaia perdeu o pai em mais um episódio misterioso e doloroso, a partir desse momento a jovem então com dezesseis anos passa a viver com os tios na Alemanha. Conhecemos Lyra, uma mulher gentil e encantadora e que é irmã da mãe de Gaia e Círio o marido de Lyra. Os tios da protagonista possuem um filho adotivo, Jason, um jovem bonito, inteligente, prestativo e muito sensível, que de imediato desperta o interesse de Gaia, assim como ela também desperta o interesse do rapaz. Após alguns dias difíceis, Gaia decide sair do quarto e conhecer a casa, os tios e inicia uma bela amizade com Jason que não demora muito a evoluir para um sentimento muito maior.

 Achei esse livro muito interessante, é um livro rápido e ao mesmo tempo muito intenso. Gaia é uma jovem que possui tudo que deseja, mas vive em um Iate, não freqüenta uma escola e não interage com jovens da sua idade. O pai da jovem não deixa nada faltar para a menina, mas após a morte da esposa, passa a trabalhar muito mais e a desenvolver um projeto inovador, o que lhe obriga a viajar muito e passar bastante tempo longe da filha, mas essa situação não diminui o amor que existe entre os dois e quando o pai desaparece de forma muito estranha no fundo do mar, Gaia se vê obrigada a mudar totalmente a sua vida.

Gaia é uma personagem muito forte e ao mesmo tempo muito sensível, mas o seu desenvolvimento durante a história é surpreendente, ela se desenvolve e evolui muito durante a trama e no final do livro se mostra muito determinada e focada.

 Esse livro é muito interessante, possui uma capa muito bonita, em um tom de azul que nos remete ao mar e a personagem principal encontra-se na capa. Não é um livro grande, pode ser lido em poucos dias e a leitura flui de forma muito tranqüila. Como dito anteriormente, essa história é cheia de mistérios, envolve mitologia e Gaia é o centro dos acontecimentos. Gostei da forma como a autora escreve, o livro é contado em terceira pessoa e a autora sempre intercala trazendo momentos do passado que são importantes para nos fazer entender situações do presente.

 É uma história cheia de personagens surpreendentes, as pessoas que convivem com Gaia são todas muito amorosas e  bastante sábios, cada um a seu modo. Entre os que viviam com a jovem no Iate destaca-se Nana, uma mulher que a ama como se fosse a própria filha e que aparenta está muito ligada ao passado que envolve a menina e aos acontecimentos que rondam o seu presente.

Os tios de Gaia são muito importantes na história, é através deles que ela começa a conhecer um pouco mais da sua própria vida e mesmo que um pouco incrédula, começa a descobrir que a sua vida e o seu destino está ligada a mitologia e a histórias que a mesma jamais pensaria ser verdade. Jason é um jovem forte e muito importante para o desenvolvimento de Gaia e que a partir da chegada da moça, começa a se descobrir diferente e eu acredito que a sua adoção quando pequeno não foi uma simples coincidência, talvez a sua presença na vida daquela família seja mais uma parte integrante da roda da vida. Não poderia deixar de citar um senhor, amigo de Lyra e Círio, chamado Nett, durante a história ele aparece como uma pessoa simples e solitária, sempre com passagens rápidas, mas aparenta guardar segredos e acredito que na continuação nos trará grandes novidades.

 Recomendo esse livro para todos que gostam de uma história com mistérios, suspense e uma família unida e cheia de segredos à serem desvendados. Gaia finaliza deixando gosto de quero mais, nos deixando com vontade de ler a continuação e descobrir todos os segredos escondidos nessa história e desvendar todas as incógnitas que envolvem a vida dessa jovem.

 Até breve.

signature

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here