Fotografias da Vida – José Cícero do Nascimento

2
928

Vou logo adiantando que o livro é forte! Uma das poucas vezes que me emocionei lendo um livro.

Fotografias da Vida é um livro incomum. A narrativa é toda feita em primeira pessoa, com pouquíssimos diálogos, mas de forma alguma perde a graça ou deixa a leitura cansativa. Muito pelo contrário, não me cansei de ler até chegar a ultima linha escrita.

A história é narrada pela sua personagem principal, Maria Olívia. Inicialmente achei-a um pouco arrogante, mas no decorrer da narrativa percebi que ela era tudo menos arrogante.

O livro narra a trajetória de vida de sua protagonista desde sua infância onde perde seu pai em um acidente de trânsito. Após esta perda sua vida se transforma totalmente, sua mãe não se acostuma com a nova vida e de repente muda completamente sua visão de vida e o tratamento com seus filhos e parentes.

Uma adolescente se descobrindo como mulher. Vivendo os horrores do descontrole de uma mãe que se depara sozinha tendo que criar dois filhos no auge de sua vida.

Maria Olivia junto a seu irmão caçula sofrem pela mudança e pouca assistência em casa. Uma vida totalmente difícil para pessoas que viviam tranquilamente e tinham em seu seio familiar o refúgio para suas vidas. Mudanças que com certeza poderia fazer com que perdesse seu rumo na vida desviando-se dos caminhos corretos para trilhar caminhos obscuros.

Mas tudo ainda podia piorar e foi o que aconteceu… Maria Olívia não ficou sozinha. Aparece sua vida uma pessoa que poderia ajuda-la e fazer com que toda sua vida voltasse ao normal. Um amigo, um amor, e decisões que mudaram para sempre sua vida.

Uma narrativa que traz angustia e emoções difíceis de expressar. Temas atuais. Sexualidade, amores, perdas, violência sexual, crimes e muito mais. Um livro verdadeiramente imperdível!

Resenha de Ceiça Carvalho

2 Comentários

    • Fico muito feliz com isso Cícero. Este comentário me levanta o ego e me da um grande empurrão para que ue siga em frente! Obrigada!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here