Flavia Ivete

1
728
  1. Fale-nos um pouco de você.

Tenho 42 anos, sou estudante de psicologia, moro em São José dos Campos, interior de SP. Além da leitura, sou apaixonada por filmes e séries.

  1. O que vc fazia/faz além de escrever? De onde veio a inspiração para a escrita?

No momento dedico meu tempo para a escrita e a faculdade. Sempre gostei de escrever e tinha problemas na escola quando os professores colocavam limites de linhas para as redações, mas nunca achei que teria enredo suficiente para um livro e resolvi arriscar e acabei escrevendo um livro de 390 páginas

  1. Qual a melhor coisa em escrever?

Colocar no papel, um mundo paralelo, onde mesmo com todos os percalços, sabemos que tudo termina bem.

  1. Você tem um cantinho especial para escrever? (envie-nos uma foto)

Não tenho, escrevo sempre que tiver inspiração, pode ser numa praça, no ônibus, sempre ando com minha agenda e caneta na bolsa.

  1. Qual seu gênero literário? Já tentou passear em outros gêneros?

Escrevo romance, mas tenho rascunhos de um policial, um livro fantasia somente aguardando a vez deles.

  1. Fale-nos um pouco sobre seu(s) livro(s). Onde encontra inspiração para título e nomes dos personagens?

Atualmente estou terminando a Série Para Sempre, que inicialmente seria livro único e acabou se transformando em 3 livros e 3 spin-offs. Em Eterno, quis passar uma mensagem sobre amizade verdadeira, aquela que não se perde com o tempo. Em Ao Te Conhecer, o foco foi na importância da família, e em Voltei por Você, o perdão.

A inspiração para os títulos, tento me basear no enredo do livro, para deixar o título como uma mensagem subliminar do que você irá encontrar lendo o livro.  Quanto aos nomes dos personagens, geralmente faço pesquisas como se estivesse procurando nome para um filho, usando livros de nomes e seus significados.

  1. Qual tipo de pesquisa você faz para criar o “universo” do livro?

Utilizo muito a internet, o Google é meu companheiro, mas sempre fico atenta a veridicidade dos sites que utilizo, pois sabemos que podemos encontrar de tudo porém algumas coisas são bem fantasiosas e apesar de escrever ficção, procuro sempre estar o mais próximo da realidade possível. Além da internet, sempre converso com pessoas envolvidas com o que quero tratar nos livros, como advogados e médicos.

  1. Você se inspira em algum autor ou livros para escrever?

Amo os livros de Nicholas Sparks, várias coisas me inspiram… um filme, um livro e até mesmo uma música.

  1. Você já teve dificuldade em publicar algum livro? Teve algum livro que não conseguiu ser publicar?

Hoje é muito difícil publicar no Brasil, quando terminei Eterno, mandei para algumas editoras e não tive retorno de nenhuma, até que decidi publicá-lo independente. Estou aguardando a primeira remessa da gráfica.

  1. O que você acha do novo cenário da literatura nacional?

Acredito que ainda temos muito que crescer, estamos apenas engatinhando no caminho de ter reconhecimento dentro do cenário, o que ainda falta é um apoio maior de grandes editoras e de grandes livrarias também.

  1. Recentemente surgiram várias pessoas lançando livros nacionais, uns são muito bons, outros nem tanto, outros são até desesperadores, o que você acha sobre este boom?

Acredito que temos que ter paciência e dedicação para lançar um livro, tudo tem que ser muito bem pensado, vejo que muitas pessoas hoje em dia, lançar de um dia para o outro, o que algumas vezes pode prejudicar o nome do autor, já vi alguns livros com enredos bons, mas que infelizmente por falta de uma boa revisão, acabaram sendo manchados. Esse boom de lançamentos é bom, mostra que temos pessoas com garra para lutar naquilo que acredita porém, muitas dessas pessoas acreditam que podem fazer tudo sozinha e esquecem de prezar pela qualidade da sua obra.

  1. Qual sua opinião sobre os preços elevados dos livros nacionais?

Infelizmente, esse é um dos nossos maiores desafios, pois é muito complicado competir com livros internacionais e de autores de renome, com preços mais acessíveis. Precisamos de mais apoio governamental, quem sabe abaixando um pouco dos impostos sobre os livros, nos deixaria com a possibilidade de concorrer em pé de igualdade dentro das livrarias.

  1. Qual livro você falaria: “queria ter tido esta ideia”?

Perto do coração selvagem, de Clarice Lispector.

  1. Se tivesse que escolher uma trilha sonora para seus livros qual seria? (nome da musica + cantor)

Seriam vários, sempre tenho uma música que me inspira para cada capítulo. Tenho play list dos livros no youtube.

  1. Já leu algum livro que tenha considerado “o livro de sua vida”?

Ainda não.

  1. Você tem novos projetos em mente? Se sim, pode falar sobre eles?

Para o próximo ano, pretendo lançar mais um livro físico e vou começar a escrever o romance policial, porém sem data para lançamento estarei no último ano da faculdade e ela será a minha prioridade.

  1. Você acompanha as críticas feitas por blogueiros nas redes sociais? O que você acha sobre isso?

Para ser sincera, acompanho muito pouco os blogs.

  1. Se pudesse escolher um leitor para seu livro (escritor, alguém que admire) quem seria?

Autor nacional, ficaria honrada de ter Nana Pauvolih e Camila Moreira. Já autor internacional seria Nicholas Sparks ou Cassandra Clare

  1. Qual a maior alegria para um escritor?

Para mim, ver um comentário de um leitor dizendo que seu livro emocionou, esse tipo de comentário não tem preço.

  1. Deixe uma mensagem a nossos leitores e para aqueles que estejam iniciando no mundo da escrita literária.

Para quem está iniciando no mundo literário, consigo definir em uma palavra: persistência, o caminhar é árduo e muitas vezes muito dolorido, mas não se deixe abalar com os “nãos” que irá receber, mantenha sempre o pé no chão e seja humilde.

Para os leitores, só tenho a agradecer, pois são graças a eles que temos força para nos manter em pé dia após dia. Quem quiser me conhecer um pouco mais, pode me adicionar no face, sempre que posso gosto de manter contato com os leitores, amo todos!

 Quer ser entrevistado por nossa equipe? Envie-nos um email para parceria.arca@gmail.com

Um comentário

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here