Fim – Fernanda Torres

0
371

Os comentários que li e ouvi sobre “Fim” da Fernanda Torres sempre foram positivos: o livro é bom, o teor é agradável, a leitura flui. É verdade.

Demorei em decidir-me por ele, e quando o fiz, revelou-se uma agradabilíssima surpresa. Os momentos finais da vida dos cinco amigos (Álvaro, Ciro, Neto, Ribeiro e Sílvio), tendo o Rio de Janeiro como cenário, é narrado/descrito de uma forma que arrebata. Não foram poucos os momentos de risos, alguns deles contemplados pelos passageiros dos coletivos, que certamente taxaram-me com alguns adjetivos. Também não foram poucos os momentos em que me transportei para o exato momento em que os/as personagens vivenciavam os seus diversos dramas.

Cinco amigos cujas histórias de vida se complementam. Entrelaçam-se. Festas, porres, mulheres, celebrações, discussões, traições, medos recheiam as páginas do livro. E os dramas femininos dão um recheio todo especial. A ligação entre cada um deles e suas respectivas esposas, namoradas, amantes, quase todas elas ex, é o fator que predomina nas memórias e lembranças do quinteto masculino. Cada alegria e cada dor são revividas e vividas numa outra perspectiva.

“Fim” é o retrato da vida. É a ficção que representa a realidade, sem meios termos, sem mentiras. Sua leitura é saborosa como aquele doce que degustamos tranquilamente, aproveitando intensamente o seu sabor; gostosa como os momentos que passamos ao lado de quem amamos; prazerosa como os momentos em que atingimos o clímax do gozo, sejam eles unos ou múltiplos.

Resenha de Renato Neres

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here