Enigma – Mundo interdito – Rita Pinheiro

2
842

Assim que o livro chegou até a mim fiquei presa a seu título “Enigma –  Mundo Interdito”, busquei descobrir o significado da palavra interdito  “acesso proibido”, “sem acesso”, dentre outros sinônimos. Fiquei na maior dúvida quanto a isto, então iniciei a leitura e não me arrependi.

É um livro de quase 300 páginas, sua diagramação é simples, a capa mostra dois cenários contidos no livro e me ajudou muito na hora de me situar na leitura, as páginas são em papel amarelado e isso é muito bom já que não reflete a luz e a leitura pôde ser prolongada em alguns momentos.

(imagem cedida pela autora)

A história narra a jornada de Jonny Silva,um belo rapaz de 18 anos, bonito e extremamente vaidoso, fútil e festeiro, tinha muitos amigos moralmente parecidos com ele, não se importava com o que seus pais falavam, fazia as melhores festas do bairro.

Para Jonny o bom da vida era se divertir, pegar todas as mulheres que pudesse e curtir todas as baladas, mas não tinha grana para realizar muitos dos seus sonhos. Um belo dia surgiu a oportunidade de realizar uma viagem. Seria a primeira vez que sairia de sua cidade e não poderia perder a chance da sua vida, a de conhecer outros lugares, outras pessoas e quem sabe mudar de vida de forma rápida e fácil. Por esta viagem ele se desfez de sua moto e até usou documentos de um amigo.  Mas ele não imaginaria que sua vida poderia mudar tão radicalmente.

Não quero contar muito, perderia a graça e meu intuito não é o de contar spoiller.  Mas preciso contar que Jonny foi parar em uma ilha isolada e rica em natureza, com pessoas totalmente acostumadas ao natural e ao sobrenatural, um mundo totalmente diferente e preservado.

 “– Querido, nosso mundo é o mesmo, a diferença é que tem uma neblina em volta de Enigma que engana as vistas de quem está do lado de fora. O seu povo tem uma habilidade incrível de destruir a própria Terra. Se descobrirem isso aqui destruirão tudo em pouco tempo também”

 Devido a um acidente Jonny perde a memória e passa a conviver com uma das famílias da ilha. Lá conhece o dia a dia das pessoas, o sentido do amor entre iguais e pela natureza, o respeito mutuo e acima de tudo o auto conhecimento.

(imagem cedida pela autora)

Lá conhece alguém que pode se tornar o grande amor de sua vida, Hera,  mas para isso ele tem que decidir entre permanecer nesta nova sociedade ou retornar para sua antiga vida, manter seu estilo de vida ou se adaptar ao novo, manter seu pensamento fútil ou se adequar à nova situação.

 “– Meu povo gosta de dinheiro, carros, roupas, sapatos e outras coisas que até agora não vi aqui – retrucou ele com cara de deboche.”

 Hera é uma bela garota e como todos em Enigma é estudiosa e trabalhadora, honra seus pais e família. Junto a Jonny tenta desvendar os mistérios que o circundam e tenta convence-lo  de permanecer em Enigma e assim poderem ficar juntos. Mas não é nada fácil.

“Enigma – mundo interdito” é o primeiro livro da autora Rita Pinheiro. Um livro delicioso de ser lido, criativo e acima de tudo totalmente diferente daquilo que estamos acostumados. Gosto de livros assim, que não nos deixe com a sensação de repetição ou de que já viu algo parecido por ai.

Em “enigma” você encontrará bruxas, sereias, animais extintos, centauro, romance e muito mais. A autora brinca com o real e o imaginário, o nome de cada personagem é uma descoberta a ser feita pelo leitor, um livro narrado em terceira pessoa, com uma riqueza de detalhes fantástica fazendo com que o leitor mergulhe neste mundo e não queira mais sair dele.

 “- Olha, parece zebra na frente e cavalo atrás. Que animais são aqueles?… – São quaggas. Sumiram por volta de 1800, por causa da caça indiscriminada. – Hera respondeu confiante.”

(imagem cedida pela autora)

 Cada personagem possui uma personalidade e características individuais.

A única coisa chata no livro é que terei que aguardar a publicação da sua continuação no final do ano… no mais o livro é sensacional.

 Um livro que pode ser lido por todas as idades.

Super Recomendo!

Ceiça Carvalho

 

2 Comentários

  1. legal o livro CEIÇA………..tua resenha dez………fiquei curiosa p/ saber como vai terminar .

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here