Eneagrama Ponto a Ponto – Idemar Bueno

0
619

Sinopse: “Você é um peru’ – disse a alguém na primeira noite. ‘Um peru fingindo ser pavão.’ Alguns movimentos magistrais da cabeça de G, um ou dois sons guturais, e eis que à mesa surgia um arrogante Peru se exibindo diante de uma fêmea. Pouco depois, um animal bem maior se materializava diante de nossos olhos. ‘Por que você olha pra mim como um touro olha para outro touro?’ perguntou a outra pessoa. E, com uma ligeira mudança na expressão dos olhos, no porte da cabeça e na curva da boca, se apresentava, para nossa inspeção, um touro provocador.” Descubra essas e outras técnicas que Gurdjief usava para desvendar as mascaras eneagramáticas viajando nas páginas desta encantadora obra.


Resenha:  Ao iniciar a leitura de “Eneagrama Ponto a Ponto” nunca tinha tido contato com o assunto, portanto parti do zero e confesso que terminei a leitura bastante interessada nas técnicas propostas pelo autor.

A obra é um estudo sobre a técnica conhecida como Eneagrama, que descreve nove tipos diferentes de personalidade e suas inter-relações. O objetivo desse estudo é aprender a identificar o nosso próprio tipo de personalidade, proporcionando um autoconhecimento capaz de nos ajudar em nossos conflitos e questões do dia-a-dia. Além disso nos permitiria também identificar o tipo de personalidade das pessoas com as quais convivemos, o que ajudaria a lidar melhor com os outros e a evitar conflitos.

A escrita de Idemar Bueno é bastante didática e de fácil entendimento, em formato de aulas, um ponto bastante positivo para pessoas que, como eu, estão tendo o primeiro contato com o assunto.

São descritos nove tipos de personalidade:  perfeccionista, dador, desempenhador, romântico trágico, observador, medroso ambivalente, epicurista, patrão, mediador.  O autor descreve com clareza as características de cada tipo, as quais chama de máscaras. As explicações não se limitam a descrever as características, mas também apontar no que cada tipo de personalidade pode interagir com os demais, bem como dicas sobre como lidar com as características de cada tipo e como a combinação de características de outros tipos podem acrescentar ao seu próprio tipo. Há também dicas dos pontos a serem trabalhados e melhorados em cada personalidade.

Desafio o leitor a não se identificar com uma das personalidades descritas, ao encontrar a sua mascara, com certeza você se reconhecerá nas situações e pontos descritos.

Eu encontrei a minha, e você, que tal tentar? Vale a pena !

Adquira o livro clicando aqui!

Resenha de Michelle Lebre, resenhista do Arca Literária

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here