E as Andorinhas Decidem Voar – Katya Forti

11
1180

A resenha de hoje é sobre um livro bastante interessante. Foi o meu primeiro contato com uma obra da Katya Forti e confesso que ainda não tinha ouvido falar desse livro, comecei a ler despretensiosamente e no decorrer da leitura fui gostando bastante e em três dias finalizei. Possui uma capa com cores simples, mas que transmite bem o que a leitura nos passa, ou seja, muita tranquilidade.

 Não é um livro grosso, tem uma quantidade de páginas suficiente para contar a história de forma adequada, simples, direta, com uma linguagem de fácil compreensão, mas com personagens fortes, determinados e que nos faz torcer por eles a cada página lida.

 O livro conta a história de Henrique um jovem morador de Atibaia, formado em Biologia, que sonha em ser um pesquisador reconhecido na área da genética.  Logo no início da história Henrique recebe a ligação que mudaria toda a sua vida. O seu projeto foi selecionado e ele estava concorrendo a uma bolsa de estudos na Universidade de Botucatu.

 A partir desse momento a vida de Henrique muda completamente, ele começa a planejar e colocar em pratica tudo que é necessário para que ele possa realizar seu grande sonho. Henrique então planeja a sua viagem para a entrevista na universidade e Anderson, um grande amigo lhe acompanha nessa viagem, o que é muito legal, pois é durante esse trajeto, através dos diálogos, que podemos verificar o quão forte e importante é essa amizade para ambos.

 Anderson é sutilmente apresentado durante a história. É outro personagem encantador, amigo fiel, dedicado e de bom coração, que torce verdadeiramente pela vitória do seu grande amigo. Temos o prazer de conhecer Marisa, a mãe de Henrique, uma daquelas mães tradicionais, que além de ser o porto seguro do filho querido, faz o possível para ajudá-lo a realizar os seus sonhos. Mas não para por ai, tem outros personagens muito interessantes e humanos, é uma história cheia de personagens impressionantes e diálogos inteligentes e encorajadores.

 Então Henrique vai atrás dos seus sonhos, mas antes de partir deixa tudo organizado em Atibaia, desde as responsabilidades que possuía na loja de departamentos na qual trabalhava, o seu fiel amigo de quatro patas, sua mãe e seu grande amigo Anderson, que além de possuírem uma forte amizade, no final somos apresentados a um desfecho que nos mostra que essa amizade tem motivos muito mais fortes do que se pode imaginar.

Gostei bastante desse livro, conta uma história interessante, bem organizada, sem brechas ou situações mal resolvidas. Conta a história de um jovem corajoso e determinado que vence na vida por seus próprios méritos. É um livro simples que aborda de forma leve o tema da espiritualidade e traz um certo dilema que surge na vida do personagem principal: Ciência versus a existência de uma força maior que rege o mundo.

 Henrique é cientista e tenta provar suas percepções através da ciência, porém, ele é um personagem muito sensível, amoroso e verdadeiro e suas breves experiências com o inexplicável, com forças que estão muito além da materialidade e que a ciência não consegue explicar, traz esse certo dilema para a vida dele, mas é algo que também é tratado de forma muito suave, sem peso.

 Independente do gênero, eu sempre gosto de tirar coisas boas das leituras que faço e esse livro é aquele tipo que nos encoraja a seguir em frente, que nos mostra que para tudo na vida precisamos lutar, as vezes nos sentimos cansados, mas quando buscamos e acreditamos verdadeiramente em algo, isso pode acontecer.

 Trata também da importância das pessoas que amamos para as nossas realizações, Henrique é um jovem corajoso, que possui um sonho, que não desiste dele e não se acovarda com as situações que surgem, mas muito dessa força vem das pessoas que o cercam, mas principalmente das pessoas que ele mantém perto de si e da forma como ele se relaciona com essas pessoas, sempre as tratando da forma como gostaria de ser tratado, com muito respeito e responsabilidade.

 Quando li o título do livro fiquei pensando do que se tratava, imaginei que fosse sobre os rumos que a vida das pessoas tomam e de certa forma eu acho que acertei, mas mais do que isso, eu interpretei da seguinte forma: é um livro para nos ajudar a compreender que a vida segue, que independente de como escolhemos viver a vida sempre irá seguir, que nós nunca conseguiremos conduzir tudo em nossa vida, que em determinados momentos a vida nos trará grandes surpresas, que descobriremos coisas boas, ruins, situações e acontecimentos inexplicáveis, mas o que vai nos tornar pessoas realizadas é o que fazemos de tudo que a vida nos apresenta, se ficaremos sentados acovardados, tristes e rancorosos ou se saberemos aproveitar tudo de bom que a vida tem para nos dar.

 É uma leitura para refletir sobre a vida, o destino e surpresas que encontramos no caminho.

 Até breve…

 signature

11 Comentários

  1. Ótima resenha e inspiradora, fiquei totalmente interessada em ler essa história, gostei de tudo em sua resenha Lia, e tenho plena convicção que a leitura desse livro será uma das melhores que já fiz.

    • Acredito que vai gostar bastante. É uma história simples mas muito especial, e com uma bela mensagem.

  2. SOU AUTORA DESTE LIVRO. SOU IMENSAMENTE GRATA PELO CARINHO COM QUE ESTAS PAGINAS DE LUZ FORAM RECEBIDAS POR LIA COSTA. SOU DA CIDADE DE AMERICANA – SP. ESTE LIVRO VEM CUMPRINDO SEU DESTINO E TRANSFORMANDO VIDAS.
    ADQUIRA UM EXEMPLAR E DESCUBRA PORQUE.
    CONTATOS POR EMAIL
    MUITA LUZ A TODOS.
    COM TODO O MEU CARINHO,
    KATYA FORTI.

  3. Esse sim é um livro bom, gostei de toda a descrição da história, o personagem me pareceu ser bem realista. Vou procurar ler ele depois, Ótima resenha Lia!

    • É muito bom sim, o ponto principal para mim é que ele traz uma reflexão sobre o que fazemos com as descobertas e surpresas que encontramos na vida, sobre o impacto das nossas decisões e sobre a importância de ter pessoas iluminadas por perto.

  4. Nao conheço a obra literaria, mais confesso que a sua resenha me deixou curioso, e ao mesmo tempo inspirado a ja começar essa leitura e viajar neste conto sobre a vida e seus ensinamentos.

    Muito bem Lia Costa, gracas a suas belas palavras começarei a minha aventura na leitura desse magnifico exemplar que ainda nao conhecia.
    Obrigado

    • Obrigada Magno, é um livro muito bom. Mostra os benefícios de lutar e vencer pelos próprios méritos e também fala sobre os mistérios da vida e como ela pode nos trazer belas surpresas ou não.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here