Doutor Sono – Stephen King

1
627

Apesar de estar ansioso pra ler esse livro,foi com certo receio que iniciei a leitura.Receio por quê O Iluminado é um dos melhores livros do King na minha opinião!E continuações dificilmente agradam igual o primeiro livro.

Em Doutor Sono encontramos Danny Torrance anos após o ocorrido no Hotel Overlook.A experiência vivida por Dan deixou marcas.Marcas que o assombram dia após dia e ele acaba seguindo o mesmo caminho vivido por seu pai:o alcoolismo.

Lutando pra se livrar do vício do álcool,Dan consegue emprego num asilo para doentes terminais.Nesse local com a ajuda de Azzie,um gato que tem como hábito se deitar na cama das pessoas que vão morrer,Dan conforta as pessoas na hora da morte usando sua iluminação.

O tempo vai passando e Dan acaba conhecendo Abra Stone,uma menina de doze anos que assim como Dan,também é uma iluminada.Mas tudo se complica quando surge uma tribo de nômades chamado Verdadeiro Nó.Chefiados por Rose ,A Cartola,uma mulher linda e sedutora,o Verdadeiro Nó tem como dieta o vapor que sai de crianças iluminadas que são mortas com extrema violência.Guiados por uma fome insaciável,o Verdadeiro Nó cruza seu caminho com o de Dan e Abra.

 Foi triste ver Dan chegando ao fundo do poço por causa da bebida,repetindo o mesmo caminho de Jack Torrance.Encontrar o menininho que sofreu horrores no Hotel Overlook vencido pela bebida foi impactante mas acredito que foi isso mesmo o que King esperava do leitor.

 Doutor Sono é mais uma leitura excelente do mestre King.Os personagens são fantásticos e a leitura já prende desde o início.Só que não não tem o mesmo impacto causado pelo livro O Iluminado.O livro não tem aquela atmosfera sufocante e sinistra que encontramos em O Iluminado.Faltou aquela violência típica do King,a crueldade com que ele trata seus personagens e faz o coração do leitor chorar e se chocar.Talvez o livro tivesse me agradado mais se não fosse continuação de um livro fantástico.Eu iria apreciar mais a leitura se não estivesse com a lembrança do terror acontecido no Hotel Overlook.

Achei também que o combate final entre os personagens foi muito rápido.Esperava mais.

Mas enfim,nada que tire o prazer de ler um livro que é como já disse excelente leitura.

 Rose,a Cartola é um personagem fascinante.Mesmo sendo uma vilã,não consegui ficar com raiva dela,não consegui odiá-la.Pelo contrário,simpatizei com ela.O Dan adulto também é um personagem fantástico.

 Um trechinho no livro que me chamou a atenção foi a história contada por Dick Halloran a Danny.Segundo Dick,seu avô costuma ameaça-lo quando criança dizendo que ele seria pego por Charlie Manx(vilão do livro Nosferatu,escrito por Joe Hill.Foi muito interessante ver King usando o personagem criado por seu filho em livro seu.

 Enfim,King como sempre nos presenteando com mais um livro excelente!

 Resenha de João Soares, resenhista parceiro do Arca Literária

Um comentário

  1. Adorei, a resenha, nunca li nada do King, até me despertou o interesse, sabe me dizer se precisa ter lido o Iluminado para ler esse?

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here