Corpo Estranho – M. T. S. Dörrenberg

0
646

Corpo Estranho” é o livro de estreia da Maria Teresa Santoro Dörrenberg, ou simplesmente M.T.S. Dörrenberg. Foi publicado no ano de 2016 através da Editora Empíreo. Possui 303 páginas. Gostei muito da capa, acabamento gráfico muito bem feito.

Escrever uma obra de ficção científica não é “praia” para qualquer pessoa. Ainda mais quando se mescla elementos como a arte e o corpo. Essa mesclagem faz o livro ganhar um tom também filosófico. Nesse ponto a autora sobre trabalhar bem o conteúdo, e o(a) leitor(a) pode desfrutar de uma historia agradável.

Mear é um ser híbrido. É um ciborgue que possui cérebro humano. Ele se encontra num museu, na cidade de Berlim na Alemanha onde trabalha numa exposição tecnológica. É durante essa exposição que ele conhece O., uma artista que expressa sua arte através do próprio corpo. E será O. que irá contribuir para um novo rumo na existência do ciborgue.

Ele e a artista se aproximam cada vez a partir das inúmeras conversas entre ambos, e ela então desperta nele o desejo de não mais estar ali, já que possui consciência enquanto os outros robôs não passam realmente de “máquinas”. Mear decide que não mais irá satisfazer a vontade dos humanos e juntamente com O. arquiteta um plano para fugir.

Descobrindo cada vez mais sobre si e suas capacidades, o protagonista da historia parte para uma viagem. Uma viagem ao passado. Viagem essa na qual ele terá contato com antigas civilizações, personagens importantes da historia e as muitas representatividades do corpo através da arte e das ciências. Mear verá brotar em si sentimentos imagináveis para um robô.

Impossível não lembrar de filmes como O Homem Bicentenário, com Robbie Williams, e Inteligência Artificial, do Spielberg, que também tem participação do Williams, devido a algumas semelhanças entre os personagens.

Como citei anteriormente a leitura é agradável. Considero apenas que alguns diálogos explicativos sobre obras e personagens são um tanto prolixos, cansativos.

Resenha de Renato Neres, resenhista do Arca Literária

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here