Coração de um Anjo – Yeda Borges

0
471

Coração de Um anjo de Yeda Borges é um romance que se utiliza de uma passagem de Gênesis– o primeiro livro da Bíblia onde consta a Criação do Universo- para desenvolver um enredo místico.

 Além de abordar um amor impossível e que ainda traz muitas reflexões para o leitor sobre partes importantes da História Mundial, o romance Coração de Um anjo debate sobre Valores Morais e suas deturpações na sociedade contemporânea.

O romance inicialmente divide-se entre a ambientação no Brasil (nos dias atuais) e na França em 1308 e em seguida Itália, no mesmo ano.

A trama no Brasil começa com a apresentação de Nephrano, filho de Caim, que passa os dias de eternidade comprazendo-se em fazero mal a seres humanos já corrompidos pelas drogas, pela prostituição e pelo mal.

Entretanto, Caim o incumbira de uma função: corromper uma alma pura e é essa missão que ele terá que prestar contas no dia do” Malum Consilium”- ou o conselho do mal, que ironicamente está em latim,a mesma língua usada pelos padres da IgrejaCatólica, especialmente durante a Santa inquisição, para falar de Deus para os fiéis.

É bem interessante, à proposito, a reflexão que a autora fala para os leitores sobre a função de dois deuses, usando para isso a voz de Caim, que assim justifica todo o mal que se compraz em fazer sobre a Terra, especialmente no ano de 1308 na França onde acontecia o período negro da história: A Santa Inquisição.

 “Nesta região em que me encontro agora, posso contemplar homens que tentam pregar a existência de dois deuses. Um Deus bom, que de fato realmente existe, e um deus do mal, que também existe. Esses “hereges”, como são conhecidos, buscam mostrar o caminho de Deus, livre de qualquer apego material. São homens simples, e que querem apenas ajudar. Pobres coitados, eles são todos uns tolos, pois serão torturados até a morte”.

 Naquele ano, Caim observava a tortura de uma mulher, acusada de bruxaria.

 Sua inocente filha Marie, chorosa, está observando o suplício público de sua mãe. Sua amada mãe que viúva, cuidava dela sozinha. Acusada de se deitar com o demônio, a mãe fora condenada a Roda do Despedaçamento. Angustiada, a menina aceita ir embora após o horripilante espetáculo morar com um homem que se compadeceu de seu martírio.

 Ainda com apenas 14 anos, ela sequer desconfia que na verdade o homem é Caim que a escolheu com o único propósito de que ela gerarasse seu filho- Nephrano.

Caim criou o menino, retirando-o dos braços de sua mãe e ainda a amaldiçoa:

 “Ela teve o que mereceu, pois quem mandou consagrar meu filho a Deus?”

 Apesar de dizer para ele que Nephrano tinha os olhos azuis de sua mãe, Caim sempre negou ao filho a informação que ele mais desejava: saber quem era sua mãe.

Nephrano não fazia maldades como os demais seres amaldiçoados e ao contrário de seu irmão Enoque, procurava sempre por almas torturadas para fazer o mal.

Porém eis que a cada incurssão à Terra- onde ele se apresentava com sua forma humana, um homem lindo de olhos azuis- Nephrano se deparava com uma mulher bela que de alguma forma interferia e salvava pessoas boas do sofrimento.

O nome dela era Idishah.

Para os humanos, ele usava o nome de Marcos, mas para ela, Nephrano revelou seu nome real:

 “Idishah morava a poucas quadras de minha casa.

— Obrigada por me acompanhar, Nephrano. Agora já estou segura – ela riu e entrou.

Fiquei parado, pasmo, sem saber o que fazer.

Era preciso fazer mais maldades, mas tudo que eu desejava era que ela voltasse até o portão.

Eu precisava ser mau. Ela é alma que eu precisava para me livrar das torturas do inferno. Não vou desistir.”

 Claro que Caim não descobre que Nephrano está se aproximando de Idishah e acredita que assim conseguirá fazer Nephrano assumir de vez o domínio do Inferno e seus malefícios.

Ao perceber que seu pai ficaria satisfeito, Nephrano o deixou acreditar que iria se aproximar dela com intuito de corrompê-la, mas o que não contava era que iria se apaixonar por ela – a doce e meiga Idishah.

Com 110 páginas Coração de Um Anjo é um romance curto que se vale de cada página para encantar ao leitor. Com narrativa graciososa e fluída, a autora conduz uma trama rica em pesquisa histórica e ambientação.

Livro bem revisado e diagramado traz uma experiência de agradável leitura.

Mais que um Coração de um Anjo, a trama de Yeda Borges irá conquistar o coração dos leitores!

 signature

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here