Coisas de Lorena – Michelle Louise Paranhos

1
922

Coisas de Lorena é um livro com histórias cotidianas de uma menina com Síndrome Esclerose Tuberosa, que pode provocar convulsão, atraso no desenvolvimento, problemas no comportamento entre outras coisas, e Síndrome Sturge-Weber, que pode causar marcas em regiões do corpo, pressão alta no olho, convulsões, retardo mental e também convulsões. Michelle Louise Paranhos também se descobriu portadora de uma das síndromes.

Em tempos antigos, nós reverencíavamos mães como ela por meio da Deusa Deméter, a deusa grega mais próxima à Grande Mãe, que acolhe e abraça. A autora traz, a partir de experiências pessoais, como ela consegue lidar com as dificuldades de aprendizado e as dores de Lorena. É um livro leve e gostoso de ler, que traz uma reflexão sobre o que é ser diferente e como lidar com o diferente quando surge em nossas vidas. Um trecho, particularmente, chamou a minha atenção quando o marido de Michelle diz que ela e Lorena falam a mesma língua.

Será que nós mães sabemos falar a língua de nossos filhos? Não raro, deixamos eles brincarem sozinhos e acabamos com o mundo de fantasias muito cedo. Se tem algo que aprendi com Michelle e seu livro é que nunca é tarde para resgatar este mundo. Lorena me trouxe a infância, a alegria e a criatividade. Sendo portadora de TDAH e espectro bipolar, eu me vi nas dificuldades da menina que não tem amigos e que deseja tê-los. Quando se é diferente não só os outros isolam você, como você também se isola por medo de que os outros possam machucar você. Afinal, você está fora da regra aceita.

Michelle mostra que é possível conseguir lidar com as dificuldades. Não é fácil e muitas vezes, ela consegue mostrar sua própria dor e insegurança porque é humana. Mas, como Deméter, ela acolhe e aconchega porque sabe a importância que tem para a filha. O mundo não é um lugar para quem é diferente, mas enquanto houver pessoas como Michelle, podemos ter esperança de que podemos ter uma voz!

Mais informações sobre como adquirir este livro CLIQUE AQUI

Resenha de Nana Calimeris, resenhista do Arca Literária

Quer divulgar conosco? clique aqui!

Um comentário

  1. Um agradecimento especial ao site Arca Literaria e à resenhista Nana Calimeris por essa resenha tão sensível e que captou a essência que busquei transmitir com as histórias do livro.

    Muito obrigada!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here