CLARICE LISPECTOR – UMA ESCRITORA EXTRAORDINÁRIA

0
2346

Existem no Brasil muitas escritoras já consagradas dentro do universo literário, outras menos conhecidas dos leitores e da crítica. Mas há uma em particular que se destaca e é reconhecida em nosso país e fora dele. Clarice Lispector.

Em 2015 Clarice teve um de seus livros incluído na lista dos 100 melhores do ano feita pelo “The New York Times”. Com o título:“The complete stories”- traduzido por Katrina Dodson e edição de Benjamin Moser, biógrafo de Clarice, a obra foi publicada nos Estados Unidos e é uma coletânea de contos. Na resenha do livro que foi publicada em 27 de julho de 2015, o crítico Terrence Rafferty afirma que o livro é “notável” e que a escritora é “arrebatadora”.

Clarice Lispector é considerada uma das maiores escritoras do Brasil. Ela nasceu na Ucrânia e veio para o Brasil com apenas dois meses de vida. Passou toda a infância no nordeste. Sempre leu muito, tanto autores nacionais quanto os estrangeiros. Formada em Direito, trabalhou como jornalista e tradutora sempre escrevendo para jornais e revistas para se manter.

Sua escrita é intimista e seu estilo é único e inovador. Em sua obra sempre, muito intensa, a escritora aborda constantemente, tudo aquilo que não é palpável ou facilmente percebido, mas aquilo que se passa no interior das pessoas, às vezes no seu inconsciente.

Em seus contos e romances Clarice aborda, como nenhuma outra escritora, o universo feminino, com suas nuances, sentimentos e percepções mais íntimas e muitas vezes quase indecifráveis. Sua forma de contar uma história, sua linguagem, não tem dentro da nossa literatura, nada que se compare.

Escolhi essa grande escritora para tema de meu  artigo porque além de ser uma de minhas favoritas, ela é uma “voz” feminina que soube escrever como ninguém sobre a alma humana. Em sua obra ela nos convida ao auto-conhecimento, a olhar pra dentro de nós, pra nossa alma, pra nossa essência, nos prepara para o encontro com o outro, porque só a partir do momento que nos conhecemos podemos estender o olhar para o mundo e para quem nos cerca, com mais habilidade para entender e interagir com o que está fora de nós.

Sugiro, para quem ainda não leu Clarice Lispector, começar pelos seus contos, para ir entrando no universo dessa extraordinária escritora, devagar, aproveitando cada página. Acredito que vai ser difícil não se apaixonar pela sua narrativa envolvente.

 

Artigo escrito por Ivana Lopes – Tradutora e Colunista (estão todos convidados a conhecer minha página de trabalho no facebook : Tradutora Ivana Lopes  https://www.facebook.com/tradutorafreelancer01/?fref=ts)

 e meu site   Mestres da Literatura   http://ivanascl168.wixsite.com/meusite

 

Fontes de pesquisa:

-Alguns comentários extraídos da crítica de Terrence Rafferty publicada em 27 de julho de 2015

-educacao.globo.com./literatura

-Wikipedia

-g1.globo.com de 30 de novembro de 2015

 

14725691_10154085108952309_670127205574865685_n

Meu nome é Ivana Lopes sou tradutora formada em Letras pela PUC. Além de traduzir gosto muito de ler e de escrever e sou apaixonada por literatura. A tradução acabou me dando ferramentas que me levaram a escrever meus próprios textos. Estou muito feliz em ter uma coluna na Arca Literária, vou publicar aqui artigos que falam dos grandes mestres da literatura brasileira e mundial. Tenho diversos artigos publicados em outros blogs e no meu próprio site (Mestres da Literatura) http://ivanascl168.wixsite.com/meusite. Escrevo sobre literatura porque desejo incentivar a leitura dos grandes escritores e poetas, ao escrever sobre suas vidas procuro despertar a curiosidade dos leitores pelas suas obras. Acredito muito no valor da leitura como uma forma de transformação da sociedade.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here