CINEMA VS LIVROS

0
872

Desde que me entendo por gente há filmes baseados em alguma coisa escrita, sendo que as primeiras versões nos contemplam com obras de clássicos como Os três Mosqueteiros, O Retrato de Dorian Gray, A Dama das Camélias, Frankenstein, O Corcunda de Notre Dame, e muitos outros que se fosse listar aqui daria quase um livro só de lista. Aqui abro um parêntese para dizer que as primeiras versões de obras retratadas no cinema eram muito mais fieis e muito melhores que as apresentadas na atualidade.

Para quem leu algum desses livros, pôde perceber o quanto foram fieis ou não ao que estava no livro.

Normalmente filmes para os cinemas atuais são baseados nas obras de literatura, ou seja, pegam algumas informações, personagens e pronto. Muitas vezes não são nem mesmo fieis.

Talvez a maior gama de filmes baseados em um livro, sendo coerentemente, mesmo com histórias em que não há diálogos tenha sido feito através da Bíblia, os chamados épicos bíblicos. E como as demais versões, os mais antigos são melhores. A título de Comparação temos os filmes OS DEZ MANDAMENTOS de Cecil B. de Mille, de 1956 e NOÉ com o ganhador do Oscar, o ator Russell Crowe, onde o primeiro tentou ser o mais fiel possível às escrituras e o segundo foi uma adaptação livre. Gostei mais do primeiro.

Eu particularmente li quase todos os livros em que foram feitas adaptações para o cinema ou para a televisão e sou muito crítico quanto a essas adaptações. Gosto de pensar que são manifestações com atores daquilo que a gente imagina quando lê um livro e fico muito chateado quando vou ao cinema e o filme nem chega perto do que é o livro, pegando apenas algumas idéias. Não tenho nada contra, mas se o estúdio se propõe a realizar um filme baseado em uma obra literária que o faça o mais fiel possível, senão, melhor nem tentar.

Em um período em que faltam idéias criativas nos estúdios norte-americanos praticamente todo livro que faz sucesso acaba ganhando uma adaptação para o cinema. Só para citar os três maiores dos últimos 14 anos: O Senhor dos Anéis, Harry Potter e Crepúsculo.

Vamos ver até onde isso vai, porque quando vamos ao cinema é possível que pelo menos metade dos filmes que esteja sendo passado é baseado em algum livro ou saga. E nem todos com qualidade. Ao menos com a qualidade que queremos.

E você, o que acha de adaptações de livros para o cinema?

Antonio Henrique Fernandes Neto

Colunista

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here