Chamas da Noite – Cristiane Krumenauer

0
688

O livro Chamas da Noite é escrito por Cristiane Krumenauer e publicado pela Editora Giostri. Tem 162 páginas, o acabamento é simples, mas bonito, a capa tem cores lindas e as paginas são amarelas, de qualidade e não encontrei erros de revisão.

O livro é bom, a leitura fluiu rapidamente e eu terminei o livro sem nem me dar conta.  Conta a historia de Maria Luísa, Gabriel e Simone. A história tem inicio quando Gabriel descobre que foi aprovado para o curso de Medicina, e aí começa a novela com sua namorada Simone, que é uma mulher bonita, elegante e que é capaz de tudo para não perder o namorado. Logo no primeiro dia de aula, Gabriel conhece Maria Luísa e se encanta rapidamente por ela, porém Simone está à espreita e não vai deixar Gabriel terminar o compromisso que tem com ela de forma fácil e racional.

Gabriel é um homem de classe alta, que quer se tornar médico. Apesar de ser um jovem rico, ele é uma pessoa simples e que busca na Medicina um sonho e uma profissão. Simone, a namorada de Gabriel tem uma linha de confecção de roupas. Contudo, o trabalho desenvolvido nessa confecção é fruto da escravidão de imigrantes, que são explorados e enganados por ela. Eles acreditam que vão conseguir uma vida melhor e digna aqui no Brasil, porém Simone os aprisiona na fábrica e os obriga a trabalhar quase sem descanso. Ela é uma mulher fria, manipuladora e muito vingativa.  Maria Luísa é o contrário de Simone, pois é uma jovem de classe média, batalhadora, que está cursando a faculdade de Medicina, e que ainda ajuda seus pais com a Cafeteria da família. Ela batalhou muito para conseguir o que tem e também está atrás do sonho de ser médica, como Gabriel.

Simone tinha uma vida confortável, sua própria empresa e um namorado como Gabriel. Só que o amor e a atração decidem unir Gabriel e Maria Luíza. Simone descobre tudo e começa a planejar sua vingança, onde decide incendiar a Cafeteria dos pais da jovem. Só que para ironia do destino, acontece um imprevisto e Gabriel acaba morrendo no incêndio junto com várias pessoas, acabando com os sonhos de forma letal e rápida…

A história criada por Cristiane tem uma trama típica de novelas, que particularmente não me agrada muito.  A trama policial em torno de Fernando é muito óbvia e deixou a desejar no mistério, deixando o leitor perder aquela vontade de ler o livro rápido para descobrir o desenrolar do enredo. O que acontece em paralelo na história, o trabalho escravo de imigrantes, as pessoas que fogem de seus países em busca de uma vida melhor e acabam por viver situações deprimentes, isso interessante.

O livro é bom, mas não me encantou plenamente. Eu achei que a autora poderia ter desenvolvido melhor o enredo, pois por vezes, deixa a desejar nos detalhes. O romance entre os personagens foi muito rápido e faltou o convívio entre eles e poderia ter sido explorado melhor os personagens secundários.  De qualquer forma, é um livro de fácil leitura, que você consegue se divertir e sorver a história de forma rápida e tranquila. Recomendo para quem gosta de uma boa novela e um romance com tramas secundárias.

Resenha de Alessandra Mhorgana, resenhista do Arca Literária

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here