Cante para mim – Luciana Ramos

0
1006

Durante essa semana tive o prazer e a honra de ler um livro maravilhoso e me senti acompanhada por personagens incríveis, pessoas que eu gostaria realmente que existissem para que eu pudesse conhecer, virar fã, porque durante toda a leitura de Cante para mim, de Luciana Ramos, eu me senti amiga, confidente, não só dos protagonistas da trama, como também de todos os coadjuvantes que permearam a narrativa.

Sempre costumo fazer uma planilha de leitura, até para me organizar quanto a meu tempo de leitura. O livro da Lu — já me sinto íntima da autora para chamá-la assim — tem 543 páginas, ou seja, eu precisaria ler no mínimo 100 páginas/dia para estar sentada em frente ao PC na sexta, escrevendo a resenha. Mas quem disse que eu conseguia largar o livro? Quem disse que Eva e Lucca, e claro, a pequena Bia, conseguiam sair da minha cabeça? Eu me senti totalmente prisioneira das páginas do livro, mas os afazeres domésticos me privaram de ler em dois dias esse que se tornou para mim não só um livro admirável, mas um belo presente.

Não costumo me apegar tanto assim a um livro como me apeguei a Cante para mim, tanto que me vi conversando sobre a história com meu marido — cansado do trabalho —, contanto fatos e o drama existente entre Lucca e Eva. Imagina uma pessoa que não sabia falar de outra coisa durante toda a semana? E que vai falar sobre ele durante o fim de semana e ainda por muitos dias, até que os personagens da trama se tornem lembranças boas que me farão folhear e reler alguns trechos do livro de vez em quando?! Essa pessoa sou EU!

Luciana Ramos tem um dom, minha gente! Ela escreve com o coração e conseguiu narrar uma história rica em detalhes, com um drama muito bem desenvolvido, um amor dilacerante e que beira o desespero, e ainda trata com muito carinho sobre um assunto pouco comentado em livros — pelo menos que eu saiba —, que é a Síndrome de Asperger, que acomete a pequena Bia, filha da protagonista Eva, com uma delicadeza ímpar. Isso sem falar na qualidade do enredo onde a autora consegue introduzir uma playlist que casa perfeitamente com cada capítulo. Imagino o trabalho que deve ter sido e o tamanho da pesquisa que ela fez para conseguir esse feito. E ela consegue com perfeição. Inclusive, ela teve o cuidado de enviar junto do livro — gentilmente cedido ao blog —, um CD com todas as músicas que constam na trama. São 25 músicas, uma por capítulo, às vezes até mais de uma, lindas por sinal.

Cante para mim contém uma história única e fazia anos que eu não sentia aquele frio na boca do estômago e aquela falta de ar durante a leitura de um livro. Como pode tanto sofrimento unido a tanto amor guardado, dilacerado, aviltado? E ainda com um suspense e um mistério totalmente coerente e plausível que fica em suspenso durante a trama, e a autora vai soltando aos poucos como lembranças visitadas pelos personagens. Tudo muito bem amarrado, e solto no momento certo.

Tá certo, não falei nada sobre a trama, sobre a história do livro em si, mas eu preciso dizer a você que está lendo essa resenha: se você gosta de um drama, de um romance sofrível, de um enredo bem escrito com um fundo musical digno de nota, eu recomendo que leia, que procure o livro na Amazon ou compre diretamente com a autora, e leia. Mas leia logo. Você vai sentir emoções conflitantes, irá rir, chorar e sentir saudades dos personagens quando terminar a leitura. Eu me sinto totalmente órfã de amigos que se tornaram queridos para mim, já com uma vontade imensurável de ler mais, qualquer coisa que a autora tenha escrito, porque acredito que terei as mesmas emoções e sentimentos que tive lendo Cante para mim.

O livro não faz parte de nenhuma série, mas a autora tem outros livros publicados, inclusive a Trilogia Amores Eternos, que em um dos seus livros conta a história de Arthur, filho do casal protagonista de Cante para mim, Lucca e Eva.

Caso você queira adquirir esse livro ou outra obra da autora, é só acessar o site e comprar diretamente com ela ou no site da Amazon, versão e-book. Não perca a chance de ler, você não vai se arrepender!

P.S.: Infelizmente, o livro tem alguns poucos erros de revisão. Ao enviar o livro para impressão, a editora não fez uma revisão final, usando a versão revisada apenas pela autora, o que causou um grande constrangimento que culminou no cancelamento da cerimônia de lançamento do livro. Mas ciente disso e relevando esse pormenor, a leitura flui perfeitamente e fica apenas o pesar pelo descaso das editoras ao publicarem os autores nacionais. Porém os erros já foram corrigidos e quem adquirir o livro diretamente com a autora ainda leva marcadores e CD com a playlist.

FONTE: AURILENE VIERA (LENINHA) – BLOG SEMPRE ROMÂNTICA

Adquira o ebook no site do Amazon ou leia gratuitamente através do Kindle unlimited se preferir o livro impresso você pode entrar em contato diretamente com a autora em seu Site Oficial

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here