Authentic Games: A batalha da Torre – Marco Tulio

0
1174

Esta não será uma resenha comum. Pela primeira vez, indicarei livros que nunca li. Estava eu na livraria com meu filho de oito anos e ele me pediu um livro, mas não qualquer livro, queria um do Minecraft. Se você não sabe o que é Minecraft, pergunte a qualquer criança – e muitos adultos –, eles te darão que é um jogo com aparência retrô, visual oito bits, que utiliza montagem através de blocos. Tentei argumentar que ele ainda não tinha lido a minha coleção do Percy Jackson que tinha em casa, mas ele insistiu tanto, que comprei.

 Junto com a febre desse jogo, veio a dos youtubers que fazem vídeos para internet sobre o Minecraft. Esses jovens fizeram tanto sucesso que assinam livros, DVDs, fazem shows e comercializam diversos outros produtos da linha. O Authentic Games é um exemplo de sucesso desses youtubers. Aos vinte anos de idade, Marco Tulio está prestes a completar nove milhões de seguidores em seu canal. É um feito e tanto! Hoje eu fui ao show com o meu filho, conversando com outros pais na fila para entrar no teatro, vi que a confusão entre os adultos era tão grande quanto a empolgação dos filhos. O consenso era geral, ninguém ao meu redor tinha ideia de como seria o show, já que o talento do rapaz era jogar videogame. Sem saber o que esperar e com baixa expectativa em relação à noite, entrei no teatro.

Com o desenrolar da apresentação, descobri porque o rapaz tem tanto seguidor. Carismático e brincalhão, Marco Tulio envolveu dezenas de crianças e seus pais – confesso que até eu gritei na batalha entre “maninhos e maninhas”, porque as mulheres não poderiam ficar de fora – e fiquei muito satisfeita com as mensagens positivas deixadas pelo rapaz. A primeira é sobre exercício e não passar o dia todo jogando. Na segunda, ele trouxe os pais ao palco e falou sobre amar “papai e mamãe” e agradecer. Depois, ele falou sobre como chegou ali e não desistiu, mesmo que fosse difícil no início, mostrando que o importante é perseverar. Tudo isso misturado a músicas, brincadeiras, convidados especiais e, claro, Minecraft. Após o show, ele tirou foto e autografou um objeto de cada criança. Confesso que a felicidade que vi na expressão do meu filho ao conversar com o ídolo e ter um autógrafo no livro, não teve preço. Ele chegou a dizer: “Authentic apertou minha mão, nunca mais vou lavar.”

 Com o show aprovado, fui olhar o livro. A Batalha da Torre, lançado pela Astral Cultural, é o primeiro de uma trilogia ambientada no universo Minecraft. É uma história sobre monstros, sequestros e o leitor é o herói. A criança interage dando nome a um dos personagens principais, o Builder, escolhendo o pão que ele quer comer, a arma e até desenha a partir de um modelo o seu personagem. Podendo ser compartilhado com o uso de hashtags em qualquer rede social. Com este recurso, a criança pode ver e mostrar seu desenho para todo o Brasil. Em um sistema no qual os leitores fazem automaticamente a propaganda do livro, tem marketing melhor? É genial. Se eu vou comprar o volume dois quando meu filho terminar de ler o um? Claro! É o assunto deles no momento. Aos pais, aconselho que fiquem de olho no que seus filhos estão assistindo. Não são todos que possuem mensagens positivas para os pequenos. Nos livros do Authentic Games, você não encontrará as reinações de Narizinho ou a grande aventura do Percy no mar de monstros. Contudo, achará diversão, interatividade e uma história envolvente e atual para as crianças. Aos pequenos, repito a mensagem deixada pelo Marco Túlio: se exercitem, não passem o dia todo apenas jogando, busquem seus sonhos, amem seus pais e leiam livros.

 signature

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here